Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Caetano homenageia Marielle em show com Marisa Monte e Gadu

Show tinha como função original protestar contra a censura à exposição 'Queermuseu'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

 
Marco Aurélio Canônico
Rio de Janeiro

"Marielle, presente. Anderson, presente." As frases de Caetano Veloso, na noite desta quinta (15), ecoaram nas vozes das 400 pessoas que assistiram a um show improvisado e emocionado, cuja função original —protestar contra a censura à exposição "Queermuseu" —   foi alterada para homenagear a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Gomes, assassinados na noite de quarta (14).

A apresentação aconteceu no Parque Lage, espaço estadual no Jardim Botânico, zona sul do Rio. "Tínhamos combinado de vir aqui para celebrar a inauguração, no Rio de Janeiro, da exposição 'Queermuseu' como um gesto de resistência à obscuridade que nos ameaça, e fomos surpreendidos por um gesto brutal dessas forças obscuras e o tom da nossa celebração de resistência mudou", disse Caetano. 

O cantor abriu sua apresentação com "Milagres do Povo", sua homenagem a Jorge Amado e aos negros. "Quis abrir com essa canção porque ela vai diretamente no centro do problema da sociedade brasileira, que é a não capacidade de superação da escravidão."

O repertório destacou canções de temática mais crítica e política, como "A Luz de Tieta", "Odeio Você" e "Podres Poderes", além de incluir músicas de Vinicius de Moraes ("Maria Moita"), Noel Rosa ("Silêncio de Um Minuto") e Dona Ivone Lar ("Alguém me Avisou").

Caetano ainda convidaria as cantoras Maria Gadu e Marisa Monte para participações especiais -- a primeira gritou os nome de Marielle e Anderson, clamando pela resposta da plateia; Marisa não discursou.

A plateia, que pagou ingressos de R$ 500 para ajudar a bancar a montagem da exposição, gritou palavras de ordem como "não acabou / tem que acabar / eu quero o fim da Polícia Militar".

Antes da entrada do baiano, o diretor do Parque Lage, Fabio Szwarcwald, abriu o evento pedindo um minuto de silêncio em homenagem aos dois mortos.

"É com profundo pesar e indignação que abrimos esta noite. O assassinato de Marielle Franco e seu motorista é motivo de indignação para todos nós."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.