Descrição de chapéu Mobilidade urbana

CET multa 1.319 por uso irregular de vaga exclusiva em shoppings de SP 

Infração gravíssima começou a ser fiscalizada em centros de compra e mercados há seis meses 

Agentes da CET  multa veículo no estacionamento do shopping Ibirapuera, na zona sul de São Paulo
Agentes da CET multa veículo no estacionamento do shopping Ibirapuera, na zona sul de São Paulo - Robson Ventura - 1º.set.2017/Folhapress
São Paulo

Em seis meses de fiscalização, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aplicou 1.319 multas a motoristas que estavam parados irregularmente em vagas de idosos ou deficientes em estacionamentos de shoppings e mercados de São Paulo. 

Ao todo, foram 1.192 pessoas flagradas sem o cartão de idoso e 127 sem o cartão de deficiente desde o início das fiscalizações a esses lugares, em 1º de setembro. A infração é considerada gravíssima, resultando em multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.

De acordo com resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os estabelecimentos particulares devem destinar 5% das vagas existentes para os idosos e 2% para as pessoas com deficiência. Já a fiscalização é feita com rondas dos agentes de trânsito, mas também a partir de denúncias feitas ao número 1188, da CET. 

Para ter direito ao uso das vagas preferenciais, tanto os motoristas com mais de 60 anos quanto os deficientes devem solicitar o cartão de estacionamento à prefeitura. Ele tem validade de até cinco anos, precisando de renovação após esse prazo. 

A fiscalização nos estacionamentos privados está prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência, que desde 2015 obriga os comerciantes a seguir regras de sinalização das vagas exclusivas. Na capital paulista, ela foi regulamentada em maio do ano passado. Com isso, comerciantes precisaram colocar a sinalização padronizada.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.