Descrição de chapéu Belo Horizonte chuva

Chuva arrasta carros e deixa soterrado em estado grave em Belo Horizonte

Imagens mostram veículos sendo empilhados em temporal que atingiu a região metropolitana

Carolina Linhares
Belo Horizonte

Uma forte chuva que teve início por volta das 16h30 em Belo Horizonte causou alagamentos, queda de árvores, quedas de energia elétrica e desabamentos. O Corpo de Bombeiros não registrou mortes relacionadas ao temporal desta sexta (16), mas um deslizamento deixou uma vítima em estado grave. 

Vídeos divulgados pelo Corpo de Bombeiros mostram carros sendo arrastados a avenida Francisco Sá, no bairro Prado, na zona oeste, uma das mais atingidas pelo temporal. 

Na avenida Barão Homem de Melo, também na zona oeste, é possível ver quando um carro atinge outro veículo. No início da noite, o cenário na capital mineira era de veículos empilhados e destruídos em quase todas as regiões. 

Na região nordeste, um córrego encheu, inundando a avenida Bernardo Vasconcelos. 

Carros também ficaram empilhados na Barragem Santa Lúcia, na região centro-sul. 

Segundo os bombeiros, até as 18h, 45 ocorrências haviam sido registradas na região metropolitana de Belo Horizonte. Houve 28 inundações, quatro quedas de árvores, oito curto-circuitos da rede elétrica, três riscos de desabamento e dois desabamentos. 

Em um deles, na Vila Primeiro de Maio, zona norte, duas mulheres ficaram soterradas nos escombros de uma casa. Elas foram resgatadas pelos bombeiros e encaminhadas ao Hospital João 23. A vítima mais velha, de 46 anos, teve uma lesão na perna. 

Já a mais nova, de 21 anos, está em estado grave. Ela foi resgatada com hipotermia e suspeita de trauma na coluna, pois não movimentava as pernas. Segundo o Corpo de Bombeiros, no momento do resgate, a laje pressionava ainda sua cabeça. 

Outros dois moradores, um homem adulto e um adolescente de 17 anos, conseguiram escapar do desabamento. O local está isolado pela Defesa Civil.

Bombeiros resgatam homem soterrado em deslizamento em Belo Horizonte nesta sexta-feira (16)
Bombeiros resgatam homem soterrado em deslizamento em Belo Horizonte nesta sexta-feira (16) - Corpo de Bombeiros

Em um dos desabamentos, na Vila Primeiro de Maio, zona norte, dois adultos ficaram soterrados. Eles foram resgatados pelos bombeiros e encaminhados ao Hospital João 23 com ferimentos leves. 

No total, oito pessoas estavam no local, mas escaparam ou foram socorridas por vizinhos. 

Queda de árvore na av. Getúlio Vargas, região central de Belo Horizonte, após fortes chuvas
Queda de árvore na av. Getúlio Vargas, região central de Belo Horizonte, após fortes chuvas - Reprodução

A queda de energia no bairro Lourdes deixou pessoas presas em elevadores, ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros. 

A chuva também atingiu cidades vizinhas, como Nova Lima (MG) e Contagem (MG). Em 15 dias, choveu mais que o dobro da média para o mês de março.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.