Colégio São Luís se muda da Paulista para Ibirapuera em 2020

Novo espaço reflete inovações no projeto pedagógico da escola

São Paulo

O tradicional Colégio São Luís, instalado há um século próximo da avenida Paulista, na rua Haddock Lobo (centro), vai se mudar para uma área ao lado do parque Ibirapuera em 2020.

A medida foi anunciada em reuniões neste sábado (24) para funcionários e pais dos mais de 2.500 alunos da escola. O colégio vai ocupar um terreno, já comprado, de mais de 15 mil metros quadrados na avenida. Dr. Dante Pazzanese, 295 (zona sul). 

projeto de escola horizontal com áreas verdes
Nova escola vai ser construída em área próxima ao parque Ibirapuera - Divulgação

O projeto, do escritório de arquitetura Athié Wohnrath, é de uma escola horizontal, com áreas verdes e transparentes. Segundo a direção, a construção reflete as mudanças pedagógicas que vão ser implementadas nos colégios da Rede Jesuíta de Educação até 2020.

Ainda não há planos para o espaço antigo, que é de propriedade do colégio. A direção não divulgou o valor do investimento na compra do terreno e na construção.

No novo projeto, as salas de aula são maiores e com mesas e cadeiras móveis, com rodinhas. As paredes também podem ser retiradas, para unir espaços.

“A ideia é dar mobilidade e flexibilidade, para aulas expositivas ou projetos e atividades em grupo. Também podemos unir salas, com dois ou três professores, para aulas híbridas, com conteúdos de várias disciplinas”, explica a diretora-geral Sônia Magalhães.

biblioteca com cadeiras e sofás, em áreas de convivência
Biblioteca vai ficar no centro da escola, integrando vários ambientes - Divulgação

A escola também vai abandonar as lousas. Alunos e professores vão poder escrever em todas as paredes da sala. A área verde terá um bosque com árvores frutíferas, horta e composteira, para atividades ao ar livre. “As salas todas dão vista para o verde, bem diferente do temos aqui [na avenida Paulista]. Os alunos mais novos vão ter acesso direto da sala para o jardim”, diz Sônia.

No ensino infantil, as salas terão formato pentagonal, para estimular a movimentação e interação. “Evita essa posição do professor, sempre de frente, com todos os alunos na mesma direção”, diz Sônia.

O reitor, o padre Carlos Contieri, disse que a escola não vai abandonar a sua tradição, mas precisava de inovações pedagógicas. “Tradição não é petrificação, é uma história viva. É um rio sempre em movimento. Não levaremos um colégio velho para um prédio novo”, afirma.

Além da mudança de espaço, o colégio anunciou também que o ensino será todo integral até 2020. ​

projeto de escola horizontal com áreas verdes
Escola se muda para o novo local, perto do parque Ibirapuera, em 2020 - Divulgação

Logística

Após a reunião, alguns pais conversavam sobre como a mudança pode impactar a rotina dos filhos.

“Foi uma surpresa. A estrutura aqui [na avenida Paulista] está esgotada, precisava mudar. Mas não quero nem pensar em como meus filhos vão para o Ibirapuera. Um deles vem de metrô para a escola. A gente escolhe colégio pela logística também”, diz a administradora Ana Carolina Matos, 47.

No entanto, ela não pensa em trocar os filhos de escola. “Gostamos da filosofia humanista do São Luís”, afirma ela, que paga mais de R$ 6 mil de mensalidade para os dois filhos.

“Foi impactante, mas achei fantástico”, diz a funcionária pública Cláudia Bozzolan, 50, da associação de pais e mestres. “Vamos nos unir para tentar resolver a questão do transporte para o novo espaço”, diz ela, que mora a duas quadras da escola atual.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.