Descrição de chapéu Obituário Antônio Carlos Souza da Silva (1958 - 2018)

Mortes: Barata, o professor imortal do Norte do Brasil 

Fanático pelo Paysandu, contribuiu com o ensino no Pará e no Amapá

Paulo Gomes
São Paulo

"Cala a boca, seus diabo! Vocês falam muito!"

Essa era a maneira como o professor Barata pedia silêncio aos alunos. Em geral, o efeito era uma gargalhada coletiva. Em seguida Barata batia no quadro, e assim conseguia o efeito desejado.

Antônio Carlos Souza da Silva (1958-2018)
Antônio Carlos Souza da Silva (1958-2018) - Arquivo pessoal

Nascido em Belém do Pará, o primogênito entre nove filhos teve que começar a trabalhar cedo para ajudar a família. Formou-se em direito e, ainda enquanto cursava história, começou a lecionar a disciplina em um cursinho pré-vestibular, em 1978.

Não pararia mais. Mesmo sem concluir o curso, deu aula de história por 40 anos. O diploma nunca fez falta —Barata respondia a qualquer dúvida sobre o tema de cabeça. Descrevia os fatos com riqueza de detalhes.

Quando o tema era a Segunda Guerra, costumava dizer que se houvesse uma terceira, todo mundo morreria, menos ele. "Barata resiste à radiação atômica", falava.

No início da década de 90, trocou Belém por Macapá. Não deixou para trás, porém, o time do coração, o Paysandu. Na capital amapaense, frequentemente ia ao bar do Abreu assistir às partidas do Papão da Curuzu.

Em Macapá, foi professor em diversas escolas, cursos preparatórios e chegou a gerir uma escola estadual. Sua contribuição na educação local foi tão reconhecida que o estado emitiu uma nota de pesar na terça (27).

Morreu no último dia 26, aos 59, por complicações em decorrência de um câncer. Deixa a esposa, Márcia, com quem estava casado havia 31 anos, os filhos Rodrigo Carlos, Lorena e Antônio Carlos Júnior, oito irmãos e dois netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas ​ ​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.