Descrição de chapéu Obituário Déa Pereira Wilken Bicudo (1923 - 2018)

Mortes: Uma matriarca com voz tranquila e pés hábeis para a dança

Casada com o jurista Hélio Bicudo, ela adorava dançar e aproveitar o Carnaval

Déa e o marido Hélio Bicudo
Déa e o marido Hélio Bicudo - Arquivo Pessoal
Fernanda Pereira Neves
São Paulo

Os sete filhos deixavam a casa de Déa sempre cheia. Eram risadas, brincadeiras e também bagunças e brigas, mas nada disso conseguia tirar a calma do rosto da matriarca. A voz era baixa, o tom tranquilo. Nunca gritou, garante a filha Maria Lúcia. 

Quando algo acontecia e parecia que a serenidade não bastaria, ela apelava a algum fato engraçado e pronto! Conseguia desnuviar o local. 

Caçula em uma família de cinco irmãos, Déa deixou o Rio de Janeiro e a casa dos pais em 1946 para casar com o primo Hélio. Os encontros, que começaram na juventude, na casa do avô em Caçapava, viraram uma união de 71 anos, completados em 2017. 

No começo, o casal morou em cidades do interior paulista devido ao trabalho de desembargador de Hélio, até se fixar em São Paulo, em 1954. 

Entre os trabalhos de casa e o cuidado com os filhos, Déa trazia da juventude alguns de seus maiores prazeres. O veio educador, por exemplo, que manteve com os filhos e no trabalho no Centro Santa Marta, nos anos 1950 e 1960, vinha da época que em ajudava na escolinha que a irmã montou na casa dos pais. 

Os saraus a fizeram fã da leitura e com pés afiados para a dança. Aproveitava cada festa e, principalmente, a época de Carnaval. Sempre deixando claro que era ela quem guiava: “Hélio até gosta, mas não sabe dançar”, dizia. 

A alegria mais recente foi a pintura. Fazia aulas acompanhadas de conversas e cafezinhos com amigos, até ter a rotina interrompida pelo Alzheimer há alguns anos, doença que a levou nesta sexta (16), aos 96, deixando o marido, filhos, 14 netos e 10 bisnetos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br


Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.