Piloto americano é levado à PF sob a suspeita de agredir colega em SP

Confusão provocou o cancelamento de voo com 240 passageiros em Cumbica

Avião da American Airlines decola do aeroporto de Zurique
Avião da American Airlines decola do aeroporto de Zurique - REUTERS
São Paulo

Um piloto americano da companhia aérea American Airlines foi levado à delegacia da Polícia Federal do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), sob a suspeita de agredir uma colega da mesma empresa.

A confusão ocorreu por volta das 21h15 desta quarta-feira (7) e foi a responsável pelo cancelamento do voo AA 930 da empresa, com 240 passageiros, que tinha como destino a cidade de Miami, no estado americano da Flórida.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, a briga começou quando o piloto, que não teve a identidade revelada, discordou do posicionamento do finger (túnel que liga a área de embarque do aeroporto à aeronave).

Em depoimento à PF, o piloto disse que o mau posicionamento da estrutura colocaria em risco o deslocamento dos passageiros. A agente de tráfego, responsável pelas manobras do finger, discordou do piloto e salientou que o equipamento estava na sua posição correta.

A briga se intensificou, segundo a PF, quando a funcionária disse ter pisado no pé do piloto sem querer durante o tumulto. Foi nesse momento, de acordo com testemunhas, que o americano teria se descontrolado, a empurrado e segurado o pescoço dela com as mãos.

O piloto também alegou à polícia que foi agredido pela colega e por isso revidou. Um funcionário da manutenção da empresa interveio e conseguiu acabar com a briga.

O caso seguirá para o Juizado Especial Criminal de Guarulhos. O piloto responderá um termo circunstanciado de ocorrência (instrumento usado para crimes de menor potencial) por agressão. Ele teve o passaporte retido porque não tem residência fixa no Brasil e só poderá sair do país após audiência na Justiça.

OUTRO LADO

A American Airlines informou, por meio da assessoria de imprensa, que está cooperando com as autoridades encarregadas do caso e fornecendo apoio aos membros da equipe.

Também disse que os passageiros afetados foram acomodados em hotel e receberam refeição adequada. Todos eles serão realocados nos próximos voos da companhia. 

"A American Airlines não comenta assuntos relacionados aos seus funcionários, mas estamos levando este incidente de forma extremamente séria. Esta é uma investigação legal e estamos cooperando plenamente com as autoridades", conforme trecho de comunicado da empresa.

Folha não localizou as defesas do piloto e da agente de tráfego até esta publicação.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.