Descrição de chapéu Chuvas clima chuva

Raio atinge sede do Inmet e afeta coleta de dados e previsão do tempo

Problema ocorreu durante temporal deste domingo no DF; sistema já está sendo normalizado

Raios no céu da cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul
Registro de tempestade no Rio Grande do Sul vence edição concurso de fotos de raios promovido - Ronaldo Maciel - 25.nov.2016/Elat-Inpe/Divulgação
São Paulo

A queda de um raio provocou uma pane no sistema de coleta de dados meteorológicos e previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no domingo (4). O sistema foi restabelecido gradativamente até ser normalizado na noite desta segunda (5).

O problema aconteceu durante um temporal, que atingiu parte de Brasília entre a tarde e a noite de domingo. O raio provocou uma descarga elétrica e queimou um capacitor do sistema de nobreak do instituto. “Não houve queima de supercomputadores ou máquinas mais sensíveis e caras, a descarga parou no sistema de alimentação, de proteção de surto”, afirmou o meteorologista Franco Villela, no Inmet em São Paulo. 

O prédio do instituto ficou sem luz e telefones até a manhã desta segunda e o site continuou sem funcionar até a noite desta segunda. O mais grave, no entanto, foi que a sede parou de receber e analisar dados das estações meteorológicas, não apenas de cidades brasileiras, mas também de outros países da América do Sul e de transmitir os dados e previsão à organização meteorológica mundial, em Washington. 

“Nós somos um dos nós que capta informações, agrega dados para enviar para Washington. Tem outras formas de buscar esses dados, não é exclusivamente com a gente, mas nós recebemos eles para rodar os modelos meteorológicos”, explica Villela, que afirma que os dados das estações do instituto não foram perdidos, apenas perderam a comunicação temporariamente. 

O conserto das peças afetadas aconteceu na tarde desta segunda e o sistema foi retomado aos poucos, segundo o próprio instituto. As redes internas e de cooperação global foram as primeiras a serem restabelecidas e já estavam em operação no final da tarde. Os demais sistemas foram retomados gradativamente até chegar ao site do instituto, que voltou a funcionar no decorrer da noite

Villela afirmou que às vezes são registrados alguns problemas de energia que acabam sendo segurados pelos nobreaks do instituto, mas ele diz não recordar de uma parada tão significativa no sistema do Inmet nos últimos anos. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.