Trem para aeroporto de Guarulhos começará a funcionar no dia 31

Obra que sofreu atrasos vai estrear com operação restrita, ainda em testes

William Cardoso
São Paulo | Agora

A linha 13-jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que ligará a estação Engenheiro Goulart (zona leste) ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), começa a transportar passageiros no dia 31, das 10h às 15h, durante a operação assistida, com intervalos de cerca de 30 minutos. Os testes deverão durar um mês, somente aos sábados e domingos, e o trajeto será de 15 minutos.

A previsão da CPTM é de que em maio a linha comece a funcionar durante todos os dias da semana, no mesmo horário. Somente depois do terceiro mês terá início a operação comercial, com cobrança de tarifa dos passageiros e funcionamento das 4h à meia-noite.

Segundo a CPTM, também começará a funcionar no terceiro mês o serviço Connect, da estação Brás (região central) até a estação Aeroporto-Guarulhos nos horários de pico, sem a necessidade de baldeação na estação Engenheiro Goulart. O trajeto terá cerca de 35 minutos e a tarifa será de R$ 4.

No quarto mês, a previsão é de que entre em operação o serviço Airport-Express, a partir da estação da Luz (região central). O trajeto será feito em 35 minutos, em quatro horários programados, nos dois sentidos, com tarifa diferenciada em relação à normal, ainda a ser definida pelo governo.

A entrega da ligação entre a capital e o aeroporto de Cumbica foi adiada várias vezes. A CPTM afirma que as obras da linha 13-jade tiveram início no fim de 2013, com prazo de conclusão previsto para 2015, com a promessa do governo federal de recebimento de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Segundo o governo estadual, os recursos nunca foram liberados e foi necessário mais tempo para buscar outras fontes. A reportagem não conseguiu contato com a gestão Dilma Rousseff (PT) para questionar a informação até a conclusão desta edição.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.