Agência Lupa: Alckmin fala em 'fake news', mas omite convênio para trem

Governador Geraldo Alckmin durante inauguração da estação Oscar Freire do metrô
Governador Geraldo Alckmin durante inauguração da estação Oscar Freire do metrô - Diego Padgurschi - 04.abr.2018/Folhapress
Agência Lupa

“[A construção do trem para o aeroporto de Guarulhos] Não demorou 14 anos. Isso é ‘fake news’. É mentira”

- Geraldo Alckmin, governador de SP e pré-candidato à presidência pelo PSDB, em entrevista concedida no dia 31 de março de 2018


FALSO - Exatos 16 anos e 17 dias separaram o primeiro anúncio de que um trem ligaria a capital paulista ao aeroporto de Guarulhos de sua efetiva inauguração, no último dia 31. Em 14 de março de 2002, Geraldo Alckmin, então em seu primeiro mandato como governador, assinou um convênio com a Infraero para a implantação de uma linha de trem entre o aeroporto e a estação Brás, da CPTM. O projeto era diferente do que foi inaugurado no último sábado. Seria um trem expresso, com custo estimado de R$ 20 para a passagem (R$ 54,10, em valores atualizados) —não uma linha comum da CPTM, como hoje. Depois de junho, quando acabar o período de testes, a passagem custará R$ 4. Em nota, o governo de São Paulo disse que o projeto Expresso Aeroporto, de 2002, seria uma parceria público-privada, mas “deixou de ser interessante para a iniciativa privada” com o anúncio de trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio de Janeiro pelo governo federal (obra que nunca foi concretizada). O TAV, porém, só começou a ser discutido em 2007.


“Estudos para trazer o trem para cá [aeroporto de Guarulhos] existem há mais de 50 anos”

- idem 

EXAGERADO - O Aeroporto Internacional de Guarulhos só foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985. Não existia, portanto, “há mais de 50 anos”. As primeiras desapropriações para a construção do terminal começaram em 1974. Há menções a estudos de viabilidade para a implantação de um trem ou um VLT na região desde, pelo menos, os anos 1990. Vale ressaltar que, entre 1947 e 1965, funcionava na região um ramal de trens —mas de uso exclusivamente militar. Em nota, a assessoria do governo de São Paulo disse ser “risível que se busque precisão em um número citado como hipérbole”.


“Ela [a linha 13-jade da CPTM] foi licitada em 2013. Em 2017, tivemos a primeira estação e, em 2018, ela está entregue”

- idem 

VERDADEIRO - A licitação da atual linha 13-jade da CPTM foi publicada no dia 27 de setembro de 2013. A estação Engenheiro Goulart, fechada para obras em 2014, foi reinaugurada em agosto de 2017 —inicialmente, operando apenas para a linha 12-safira. Em 31 de março, foram inauguradas as últimas duas estações da linha 13 —Guarulhos-Cecap e Aeroporto. Elas operam em período de testes, com passagem gratuita, até junho. Depois disso, os trens funcionarão como os que já operam na cidade, com trajetos ao custo de R$ 4.

Verdadeiro - A informação está comprovadamente correta / Exagerado - A informação está no caminho correto, mas houve exagero / Falso - A informação está comprovadamente incorreta

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