Aos 81, funcionário trabalha há quase 60 anos em ponte de SC

Fechada em 1982, a Hercílio Luz tem previsão de reabrir em dezembro

Ivo Pelegrini, 81, trabalha há 59 anos na ponte na Hercílio Luz, construída em Florianópolis entre 1922 e 1926. É o operário mais antigo da maior ponte pênsil (sustentada por cabos) do país.

A Hercílio Luz é única no mundo por ter o vão central suspenso apenas por barras de olhal, peças de metal com a extremidade arredondada e perfurada, cada uma com quase duas toneladas. Pelegrini testemunhou a interdição dela para carros, em 1982, e para pedestres, em 1991, por risco de colapso. 

Inicialmente contratada por R$ 262,9 milhões, a restauração da obra tombada, iniciada em 2015 pela construtora Teixeira Duarte, recebeu em março um aditivo, elevando o valor para R$ 313 milhões com recursos estaduais. O prazo previsto para a conclusão é o mês de dezembro. 

Ivo Pelegrini nas obras da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, fechada há 27 anos por risco de colapso 
Ivo Pelegrini nas obras da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, fechada há 27 anos por risco de colapso  - Giovanni Bello/Folhapress

 

Nessas décadas, eu vi fantasmas rondando a ponte, principalmente na época que havia turno noturno. Minha primeira tarefa, em 1959, foi remover um cemitério de nativos da ilha ali onde funciona o escritório da empresa portuguesa que faz a reforma. 

Quando passamos com a máquina, era crânio para tudo que é lado. É claro que as almas penadas não ficaram felizes com aquela "incomodação" toda.

Por essas e por outras, a ponte é mágica. Sabe que vem gente implorar por rebite [cilindro de metal utilizado para unir peças] da ponte para fazer chá ainda hoje? Se a pessoa tiver fé, funciona e cura qualquer coisa.

Sou mestre de obras e sempre tive essa vocação para coordenar. Sei montar essa ponte sozinho, conheço cada partezinha. Então ninguém manda em mim. Minha primeira empregadora, das muitas pelas quais passei, era a Machado da Costa, que depois faliu. 

Eles queriam trazer a ferrovia à ilha. Os operários tinham que adaptar a estrutura da ponte para a chegada dos trilhos. Não demoramos muito para perceber que a estrada de ferro era uma promessa que jamais seria cumprida.

Naqueles tempos, a maioria da mão de obra era estrangeira, da Polônia, da Ucrânia, mas até que nós nos entendíamos. Nas primeiras décadas, não existiam normas contra acidentes de trabalho. Vi amigo meu ser esmagado e até morrer afogado no mar.

Aos 20 e poucos anos, eu tinha acabado de servir ao Exército e vim pedir emprego na ponte. Havia um problema: naquela época, para trabalhar aqui, o cidadão deveria ter uma carta de recomendação do diretório da União Democrática Nacional (UDN).

Fiquei preocupado, porque eu era da oposição, do Partido Social-Democrático (PSD). Imagina a situação? Eles queriam comer os getulistas vivos! No fim, tive sorte: um deputado, o mais brabo da Assembleia, interveio e eu consegui a assinatura.

Em 1982, fecharam a ponte para veículos. Quem construiu foi um herói, quem fechou também. Tinha que interditar mesmo, é ponto pacífico, porque havia uma fissura na barra de olhal. A tragédia é que ninguém imaginou que ela iria ficar desativada tanto tempo.

O operário caminha na ponte interditada
O operário caminha na ponte interditada - Giovanni Bello/Folhapress

As empresas foram assumindo a manutenção, depois a reforma, algumas até sem licitação. Queriam que a obra fosse eterna, porque viam ali uma mina de dinheiro. 

Alegavam que o governo não pagava em dia e até os operários ficaram sem receber. Agora estou na Justiça, cobrando um ano de salário que um consórcio me deve.

Nunca perdi as esperanças de que a ponte fosse reaberta. Mesmo com gente me cobrando. Essa gente que queria que derrubassem a ponte não tem sensibilidade. Eu ironizo: "Ficamos 60 anos arrecadando dinheiro, agora que começamos a reforma".

Esses anos todos, fizeram muita bagunça comigo. Muita homenagem. Uma vez recebi um padre como hóspede. Quando ele viu as fotos dessas homenagens na parede, logo perguntou: "Como assim você trabalha há 60 anos numa ponte que não fica pronta?"

Já recebo aposentadoria, mas, quando chegar o dia da reabertura, quero continuar trabalhando na manutenção.

De uma coisa eu tenho certeza: no dia que reinaugurarem a Hercílio Luz, virão milhares de pessoas loucas para passar por ela. Vai ser massivo, uma febre. Vai ter que ter muita segurança para não morrer gente. Pode escrever.

Qual a ponte mais bonita do mundo? Se você é casado com uma mulher e alguém te pergunta qual é a mais bonita de todas, o que você responderia? Se eu digo outra coisa, a ponte pode escutar.

Depoimento a Luara Loth


História da ponte Hercílio Luz

1922 Empresa American Bridge começa a construção da ponte, com todo o material importado dos EUA

1926 Ela é inaugurada em 13 de maio

1979 Pagamentos dos empréstimos para a construção são quitados 53 anos depois da inauguração

1982 Ponte é fechada para automóveis devido ao desgaste das barras que a sustentam

1991 Ela é interditada também para pedestres

2008 Consórcio Florianópolis Monumento é contratado para restauração, mas obra só começa em 2010

2013 BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) deposita R$ 87 milhões na conta do estado de SC. Com dinheiro em caixa, governo afirma que nunca teve tanta autoridade para cobrar o cumprimento do contrato

2016 Empresa portuguesa Teixeira Duarte é contratada para a restauração, com custo previsto de R$ 262,9 milhões

2018 Estado coloca mais R$ 37 milhões nas obras

Previsão Em dezembro deste ano, vence o contrato com a Teixeira Duarte e o prazo para a conclusão da restauração

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