Descrição de chapéu Agora

Doria lança app para táxis com até 40% de desconto para passageiros em SP

Gestão pretende aumentar competição com outros aplicativos de transporte

Regiane Soares
São Paulo | Agora

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) lançou nesta segunda (2) o SPTaxi, aplicativo que conecta passageiros e taxistas na cidade de São Paulo. O passageiro terá descontos de até 40% nas corridas, e o taxista não pagará, por enquanto, para usar o serviço. Com isso, a gestão pretende aumentar a competitividade com outros aplicativos.

A tecnologia foi importada da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde já está em funcionamento o Taxi.Rio. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para celulares com o sistema Android. A gestão Doria disse que ainda trabalha para que o aplicativo funcione no sistema iOS. Mas não disse quando estará disponível. Também ainda não está disponível o pagamento direto pelo aplicativo, como nos outros serviços.

João Doria discursa para taxistas durante lançamento do aplicativo SP Táxi nesta segunda (2)
João Doria discursa para taxistas durante lançamento do aplicativo SP Táxi nesta segunda (2) - Heloisa Ballarini/Secom

O funcionamento é semelhante a outros aplicativos de transporte. A diferença para o passageiro é que ele poderá escolher quanto ele quer pagar de desconto na corrida, entre 10% a 40%. Os taxistas que tiverem ativado o desconto solicitado pelo passageiro visualizarão o pedido e poderão atender a corrida.

Como os táxis podem trafegar pelas faixas e pelos corredores de ônibus, a prefeitura ressalta que as corridas serão mais rápidas. Já para os taxistas, a vantagem é que eles, por enquanto, não pagarão pelo uso do aplicativo. Em um segundo momento, que a prefeitura não disse quando, eles deverão pagar um valor ainda a ser definido pela gestão tucana.

Doria deixará o cargo nesta sexta-feira (6), 15 meses após assumir a prefeitura, para disputar a eleição ao governo do estado. Em seu lugar assumirá o atual vice, Bruno Covas, também do PSDB.

O secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, disse que esse valor cobrirá apenas os custos do aplicativo, que foi feito por técnicos da Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação da Prefeitura de São Paulo), e que deve ficar em torno de 3% do valor da corrida. Atualmente, empresas de aplicativo de transporte cobram dos motoristas de 15% a 25% do valor da corrida.

Taxistas comemoraram o lançamento do aplicativo. Para o taxista Ademilton Costa, 47, o SPTáxi dá mais autonomia aos motoristas, que poderão definir quanto querem dar de desconto ao passageiro, além de mais competitividade com outros serviços semelhantes. A taxista Maria Isabel da Silva, 42, espera por mais passageiros com o novo aplicativo. “Vai ser espetacular para nós porque a taxa [a ser cobrada] será bem menor. E o desconto será de acordo com a demanda”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.