Descrição de chapéu Mobilidade urbana

Governo escala turno da madrugada para Alckmin abrir estação às pressas 

Governador faz inaugurações de obras incompletas antes de deixar o cargo

Água acumulada entre os trilhos na estação Moema, inaugurada nesta quinta (5)
Água acumulada entre os trilhos na estação Moema, inaugurada nesta quinta (5) - Rivaldo Gomes/Folhapress
 
Mariana Zylberkan
São Paulo

Horas antes de Geraldo Alckmin (PSDB) deixar o governo de São Paulo para disputar a Presidência da República, operários iriam acumular turnos extras na madrugada desta sexta-feira (6) para que o tucano pudesse entregar quatro estações da linha 15-prata do metrô, no trecho do monotrilho da zona leste.

A inauguração das estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União encerra a maratona de inaugurações de paradas de trem e de metrô iniciada por Alckmin em janeiro deste ano.

Em seus últimos momentos no comando do governo, como a Folha mostrou nesta quinta, Alckmin deixará um saldo de dez novas estações de metrô e trem inauguradas em 74 dias —mais do que as nove entregues nos seis anos anteriores de gestão tucana.

Somente nesta semana, o tucano parecia estar em uma contagem regressiva para entregá-las. Em dois casos, as estações foram inauguradas incompletas, além de atrasadas.

Na estação Oscar Freire da linha 4-amarela do metrô, entregue com oito anos de atraso, um dos acessos estava inacabado. Enquanto Alckmin descerrava a placa da parada, a entrada de passageiros prevista para ficar na avenida Rebouças, no sentido bairro, era apenas um buraco no terreno. Alterações no terreno, que se mostrou mole demais, não foram previstas em projeto, segundo o governo.

A correria também fez com que o governador entregasse as estações Eucaliptos e Moema da linha 5-lilás do metrô sem as portas de plataforma, que estão previstas em projeto e fazem parte dos itens essenciais de segurança —as estações atrasaram seis anos.

De acordo com o secretário de Transportes Metropolitano, Clodoaldo Pelissioni, a empresa Bombardier atrasou a entrega dos equipamentos.

CORRERIA

Na tarde desta quinta-feira, para terminar estações do monotrilho a serem inauguradas no dia seguinte por Alckmin, operários se preparavam para encarar turnos madrugada adentro. Um grupo de operários aceitou dobrar a carga horária em troca de uma folga nesta sexta-feira —a promessa dos tucanos era entregar a linha completa até 2012.

Na estação Camilo Haddad, por exemplo, foi criado um turno até as 4h da manhã para os funcionários terminarem os últimos ajustes.

Na parada São Lucas, a que parecia mais incompleta entre as que serão inauguradas pelo governador em seu último dia, o mestre de obras disse à Folha que um dos acessos não ficaria pronto até o evento de inauguração.

O acesso ainda estava sem o acabamento do piso, e técnicos instalavam lâmpadas na área das escadas rolantes. Também faltava colocar as placas de vidro da entrada, e os parapeitos estavam na calçada para serem afixados.

Procurado, o Metrô afirmou que o responsável pela estação São Lucas garantiu que os dois acessos serão entregues nesta sexta-feira.

Além da parte interna inacabada, o asfalto em frente à estação recebia recapeamento a poucas horas da inauguração. Na estação seguinte a ser apresentada por Alckmin, a Camilo Haddad, um grupo de operários terminava de colocar o piso na calçada, enquanto outro fixava as placas de vidro da entrada.

Um pouco à frente, no sentido bairro, trecho da ciclovia que acompanha todo o monotrilho ao longo da avenida professor Luiz Ignácio Anhaia Mello ainda recebia uma camada de tinta vermelha. 

ATRASOS

Projetada para chegar até Cidade Tiradentes em 2012, a linha 15-prata do metrô vai ganhar quatro novas estações nesta sexta, mas ainda irão faltar mais 11 paradas até o bairro no extremo da zona leste —por ora, o plano do governo é levá-la somente até São Mateus. Desde 2014, a linha opera só com duas estações, Vila Prudente e Oratório.

Diante dos atrasos nas obras, o prolongamento da linha com a entrega de oito estações foi prometido novamente para 2016, mas será entregue dois anos depois.

Nesta quinta-feira, durante inauguração da estação Moema, o governador voltou a negar que a proximidade das eleições motivou a maratona de entregas. “Não tem nada a ver com as eleições. É o fim do mandato. Não se inicia um mandato inaugurando obras, ainda mais como essas, complexas.”
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.