Descrição de chapéu Obituário José João Lanceiro da Palma (1956 - 2018)

Médico combativo, João Palma lutou por país menos desigual

Trabalhou em órgãos públicos, filiou-se ao PT e batalhou por um SUS melhor

José João Lanceiro da Palma (1956-2018)
José João Lanceiro da Palma (1956-2018) - Arquivo pessoal
 
Kelly Mantovani
São Paulo

Aos 10 anos, quando foi expulso de um grupo de coroinhas, João Palma já dava indícios de que seguiria uma vida nada tradicional.

Não à toa, o espírito rebelde levou o paulistano da Vila Formosa, na zona leste da capital, a ingressar no movimento estudantil durante os anos de chumbo da ditadura militar e, depois, também nas Diretas Já. Viu nascer o Partido dos Trabalhadores, ao qual logo se filiou.

Filho de pais portugueses que emigraram durante o autoritário período salazarista nos anos 1950, João cresceu inquieto, contestando a ordem das coisas. 

No final dos anos 1970, ingressou no curso de engenharia, mas, após dois anos, desistiu para cursar medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio se Janeiro). Não fosse a escolha pelo ofício de Hipócrates, João não teria lutado por um SUS melhor, um dos seus maiores sonhos. 

Trabalhou na Prefeitura de São Paulo, passando por diversos cargos de diretoria, além de ter fundado um centro de formação contínua aos profissionais da saúde, o Cefor (Centro de Formação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo) e também passou pela Assembleia Legislativa e pelo Ministério da Saúde.

O espírito combativo continuava, independentemente de onde estivesse. João lutava por uma zona leste e um país menos desiguais.

Os filhos se lembram dele como um pai presente e exigente, que sempre incentivava a leitura e estimulava o senso crítico. Nas horas de folga, gostava de viajar dentro e fora do país. 

Sempre bem-humorado, era paciente e amável com todos. Seu único defeito era não abrir mão do cigarro, dizem os amigos. 

Morreu no dia 21 de março, aos 61, após um ano de luta contra um câncer no pâncreas. Deixa a mulher e os dois filhos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.