Descrição de chapéu Obituário Marco Antônio Gusmão Di Mesquita (1950 - 2018)

Mortes: Jornalista afiado, com o dom de ensinar e contar histórias

Com vocação para comunicar, trabalhou mais de 40 anos com TV

Kelly Mantovani
São Paulo

Desde cedo, Marquinho já mostrava que era comunicativo e irreverente. Não por acaso, acabou seguindo os passos do pai, apresentador na televisão.

O carioca se mudou na infância para Goiânia e chegou a pensar em seguir um caminho diferente, na área da saúde. Estudou quatro anos de farmácia da Universidade Federal de Goiás.

Marco Antônio Gusmão Di Mesquita (1950-2018)
Marco Antônio Gusmão Di Mesquita (1950-2018) - Reprodução/ TV Serra Dourada

A vocação para comunicar, no entanto, falou mais alto —acabou não concluindo o curso para se formar em rádio e televisão. Começou a trabalhar como estagiário na faculdade e nunca mais parou.

Foram mais de 40 anos dedicados ao telejornalismo, entre produção e cargos de chefia. Há mais de 20 trabalhava na TV Serra Dourada, emissora afiliada do SBT em Goiás. 

Marquinho chegava na Redação devagar e discreto, dando um bom dia ou boa noite coletivo. E, claro, logo vinham as cobranças: "Cadê o motoboy?", era uma frase constante, esperando o material bruto.

De texto afiado, tinha suas manias. Costumava fumar entre uma edição e outra, falava com força e seriedade —sem perder a ternura.

"Logo depois começavam as brincadeiras. E ele tinha o dom de ensinar. Era um grande jornalista e professor", lembra o colega João Victor.

Era um grande contador de histórias. Recentemente, também atacou de escritor, com crônicas sobre temas que iam de política a natureza, religião e comportamento.

A coletânea de histórias virou obra em duas edições de "Re-tratos: Crônicas do Cotidiano", publicadas em 2011.

Queria escrever mais e mais histórias, mas a saúde andava frágil. Morreu no dia 20, aos 67 anos, após complicações de uma pneumonia. Deixa a irmã e os dois sobrinhos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​

​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.