Descrição de chapéu Agora

Parques lineares, calçadões e Minhocão seguem sem manutenção

Gestão Bruno Covas prometeu resolver problemas de zeladoria

Leonardo Fuhrmann
São Paulo | Agora

A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão Bruno Covas (PSDB) não resolveu a maior parte dos problemas de zeladoria em parques lineares, calçadões e no centro da capital.

Entre o dia 19 e o dia 20 de abril, o jornal Agora voltou a locais reprovados em oito reportagens publicadas entre dezembro de 2017 e abril deste ano. Nelas, eram mostradas falta de manutenção em parques lineares e calçadões do centro, más condições de túneis e do Minhocão, falhas na iluminação no centro, faixas de pedestres apagadas e placas de trânsito encobertas por vegetação. A prefeitura dizia que iria verificar e resolver os problemas.

O parque linear Sapé, na zona oeste, está com mato tomando a área, brinquedos abandonados, e lixo e entulho no córrego
O parque linear Sapé, na zona oeste, está com mato tomando a área, brinquedos abandonados, e lixo e entulho no córrego - Rivaldo Gomes/Folhapress

Os parques lineares do Fogo, no Jaraguá (zona norte), e Sapé, no Rio Pequeno (zona oeste), continuam com mato alto, equipamentos, como os brinquedos dos parques infantis, quebrados e lixo no chão e dentro dos córregos, como no início do mês.

A cuidadora Antonia Ferreira, 57 anos, diz que há descuido com o parque do Fogo, do qual é vizinha. "Faz mais de ano que a prefeitura não vem aqui para limpar o parque e o córrego, que está com lixo acumulado", afirma.

Os túneis João Paulo 2º, no vale do Anhangabaú, e José Roberto Fanganiello Melhem, na avenida Paulista, sob a rua da Consolação, ambos na região central, seguem escuros, com infiltrações e sujeira. Os dois ainda servem de abrigo a moradores de ruas. Os problemas são parecidos no Minhocão e também não foram solucionados. O piso dos calçadões das ruas Sete de Abril e 24 de Maio, na República (região central), assim como da praça da República, ainda continuam com os problemas retratados em dezembro.

Sinalização e iluminação

As placas de trânsito das avenidas Governador Carvalho Pinto, na Penha (zona leste), e Inajar de Souza, no Limão (zona norte), ainda estão encobertas por galhos e folhas, como mostrou reportagem em março. E as faixas de pedestres da avenida Arquiteto Vilanova Artigas, em Sapopemba (zona leste), recapeada recentemente, não foram pintadas. A exceção é a avenida Jabaquara, que teve a pintura da faixa refeita.

No dia em que a reportagem passou pelas ruas da Santa Ifigênia e de Campos Elísios (região central), a iluminação estava funcionando. O atendimento em dois dos postos do Detran, sob a gestão de Márcio França (PSB), segue com filas na maioria dos serviços. Frequentadores também se queixam da falta de informações precisas.​​

A gestão Bruno Covas (PSDB) afirmou por meio de nota que parte dos serviços foi feita e outra parte ainda depende de estudos técnicos para sua realização.

O Ilume (Departamento de Iluminação de São Paulo) disse que fez uma vistoria na sexta-feira passada (27) na iluminação pública do túnel José Roberto Fanganielo Melhem, e constatou um circuito desligado e luminárias faltantes por conta de batidas na estrutura, que podem ter sido causadas por caminhões. Disse ter encontrado unidades quebradas.

Segundo o Ilume, os reparos seriam feitos na própria sexta-feira. "Com relação à melhoria geral na iluminação do túnel, aguardamos definição para que seja possível a realização de novos projetos. No momento, por ordem da gestão, apenas fazemos manutenção na rede. Mesmo com a manutenção, o local sofre furtos constantes de cabos e luminárias", disse o órgão.

A Secretaria das Prefeituras Regionais afirmou que os serviços de zeladoria citados nas reportagens anteriores "foram executados" e que a prefeitura está trabalhando para intensificar a zeladoria em toda a cidade. A secretaria se referia aos problemas apontados nos parques lineares, nos calçadões do centro, na sinalização de vias (corte de galhos e faixas de pedestre sem pintura), no Minhocão e nos túneis.

A Prefeitura Regional do Butantã afirmou que vai fazer a limpeza do córrego no parque linear Sapé até a segunda semana de maio. O prazo é o mesmo dado pela regional da Casa Verde para fazer a poda dos galhos na avenida Inajar de Souza.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente disse que o parque do Fogo passou por serviços de roçagem após a visita da reportagem do Agora. Afirmou ainda que o lixo é recolhido diariamente em ambas as áreas. "Quanto aos brinquedos, a pasta informa que será realizada uma vistoria técnica e, se constatados problemas, os consertos serão efetuados."

A CET disse que a implantação da sinalização horizontal na avenida Ibirapuera está sendo executada de acordo com as obras de recapeamento. "Para a avenida Arquiteto Vilanova Artigas, foi elaborado projeto de manutenção das faixas de pedestres, que aguarda programação para execução."

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito, órgão da gestão Márcio França (PSB), afirmou por meio de nota que o atendimento é feito conforme a demanda, sendo variável. De acordo com o órgão, os horários com menos filas são os entre as 7h e as 9h e entre as 17h e 19h. Sugeriu ainda que os motoristas procurem os postos avançados do Detran.

Afirmou que a limpeza dos banheiros foi reforçada e o dispensador da unidade Armênia, consertado.

​ ​​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.