Descrição de chapéu viagem

Voluntários iniciam limpeza do Pateo do Collegio após pichação

Reparos no prédio histórico do centro de SP deve ser concluído em até 10 dias

Voluntários iniciam limpeza da fachada do Pateo do Collégio pichado com a frase "Olhai por nois"
Voluntários iniciam limpeza da fachada do Pateo do Collégio pichado com a frase "Olhai por nois" - Gabriel Cabral/Folhapress

​Um grupo de voluntários começou na manhã desta segunda-feira (16) um mutirão para restaurar a fachada do Pateo do Collegio, pichado na última terça (10). A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em até 10 dias. 

Ao todo, cem voluntários vão fazer parte dos trabalhos, sendo dez por turno, com dois turnos por dia —com pausa no final de semana. Segundo a administração do local, nem todos possuem conhecimento de restauração, mas estão divididos nos trabalhos de lixar as partes pichadas da fachada. 

Marco histórico e turístico da capital paulista, o prédio do Pateo do Collegio amanheceu com a fachada pichada, na última terça. A frase “Olhai por nois” com letras garrafais em vermelho tomou conta da fachada de um museu e da capela São José de Anchieta do complexo, que pertence à Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas.

O padre Carlos Alberto Contieri, diretor do Pateo do Collegio, chegou a dizer que a reparação não será simples e pediu calma à população. “[Pedimos] a calma necessária para as reflexões pertinentes ao realizar uma ação sobre um bem tão importante. E para realizarmos um serviço completo de recuperação e não pela metade”, disse. 

Duas pessoas foram presas na última quinta (12) sob suspeita de terem participado do ato de vandalismo. João Luiz Prado Simões França, 33, e Isabela Tellerman Viana, 23, teriam alegado viés ideológico, segundo informou o delegado Marcos Galli Casseb, do DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania). 

Os dois foram liberados após prestar depoimentos, mas poderão ser condenados a pena de três meses e um ano de prisão, de acordo com a lei de crimes ambientais. Eles foram, também nesta segunda-feira, multados em R$ 10 mil, cada um, pela Secretaria das Prefeituras Regionais. 

Além do Pateo do Collegio, a polícia suspeita que eles estejam envolvidos em outros atos de vandalismo, como na estátua do Borba Gato, no Monumento às Bandeiras, no Masp (Museu de Artes de São Paulo), no Fórum do Butantã, na Secretaria da Educação e no muro do Pacaembu.

Segundo a polícia, uma terceira pessoa também teria participado da pichação, mas ainda não foi localizada.  ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.