Descrição de chapéu polícia violência drogas

Aeroporto do AM em rota de tráfico de drogas não tem fiscalização da PF

Perto da fronteira com a Colômbia, local conta com apenas 2 guardas municipais

Guardas municipais de São Gabriel da Cachoeira (AM) revistam passageira no aeroporto da cidade
Guardas municipais de São Gabriel da Cachoeira (AM) revistam passageira no aeroporto da cidade - Fabiano Maisonnave/ Folhapress
Fabiano Maisonnave
São Gabriel da Cachoeira

Localizado em rota tradicional de entrada de drogas colombianas no país, o aeroporto de São Gabriel da Cachoeira (AM) não tem fiscalização da Polícia Federal e conta apenas com dois agentes da Guarda Municipal.

São Gabriel (850 km em linha reta de Manaus) possui o único aeroporto com linha comercial da região, chamada de Cabeça do Cachorro por causa do desenho do mapa.

A área tem cerca de 900 km de fronteira com a Colômbia, o maior produtor de cocaína do mundo, e 700 km com a Venezuela, que atravessa grave crise política e econômica.

A reportagem da Folha embarcou pelo aeroporto na última quarta-feira (9). Na revista para área de check-in, os guardas municipais não inspecionaram duas cerâmicas embrulhadas dentro da mochila nem todos os seus bolsos. O local não possui raio-x nem cães farejadores.

Procurada na última semana, a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas se recusou a responder às perguntas enviadas sobre a sua atuação em São Gabriel.

Moradores afirmam que a PF mantém apenas dois agentes na cidade, em regime de rotação. Não há nenhuma outra unidade até Manaus, um percurso de barco 1.001 km pelo rio Negro, cuja nascente está na Colômbia.

Segundo passageiros do aeroporto, a PF apenas realiza inspeções esporádicas. São Gabriel tem dois voos comerciais semanais, ambos para Manaus. Há cerca de dois anos, o local é administrado pela prefeitura. 

Não é só a cocaína que entra pela região. Nos últimos meses, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército, responsável pela Cabeça do Cachorro, passou a registrar apreensões seguidas de skunk (tipo mais forte de maconha). Desde dezembro, foram confiscados 826,4 kg da droga.

Em conversa com oficiais, eles informaram que, nas cinco apreensões, não houve nenhuma participação de forças policiais na localização dessas drogas. Apesar de exercer algumas funções do poder de polícia na faixa de fronteira (150 km), as Forças Armadas não têm a atribuição de investigar o narcotráfico internacional, tarefa que cabe à PF.

Com 109,2 mil km² (pouco maior do que o estado de Pernambuco), o município de São Gabriel fica no extremo noroeste do Brasil e é habitado principalmente por indígenas de 23 etnias. O barco é o meio de transporte mais comum na região.

* O repórter Fabiano Maisonnave viajou a São Gabriel da Cachoeira a convite do ISA (Instituto Socioambiental)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.