Agora com combustíveis, veja o que funciona em SP e programe seu feriado

Postos voltam a receber gasolina, mas movimento nas estradas é pequeno

Flávia Faria Thiago Amâncio
São Paulo

No décimo dia de paralisação dos caminhoneiros, as manifestações começam a perder força. Em São Paulo, postos voltaram a receber combustível, mas situação ainda não está normalizada. Nesta quarta (30), a prefeitura suspendeu a situação de emergência, decreto que passa a valer na quinta (31). Abaixo, veja a situação dos postos, estradas e transportes e programe seu feriado.

Feriado

Estradas Nesta quarta (30), as estradas tiveram movimento muito abaixo do normal para uma véspera de feriado. A expectativa é que o fluxo de veículos seja menor que o de costume na quinta (31), mas as concessionárias não conseguem estimar o tamanho do tráfego nem possíveis horários de pico. 

Viagem de volta Quem conseguiu encher o tanque para viajar precisa estar atento ao caminho de volta. Embora o abastecimento nos postos de gasolina esteja sendo retomado aos poucos em São Paulo, nas cidades do interior e do litoral esse processo deve ser mais lento, segundo o Sincopetrop (sindicato do setor). Abastecer para a viagem de volta, portanto, pode ser um problema. Procure se informar sobre as condições dos postos no local.

Voos Quem vai viajar de avião deve consultar as companhias aéreas e a situação dos voos. Na quarta (30), ainda havia oito aeroportos sem combustível. As empresas estão liberando a remarcação sem cobrança, mas algumas têm limite de data para o novo voo. 

Rodoviária Algumas empresas só estão liberando a viagem de ônibus cheios. A remarcação de passagens pode ser feita para até um mês da data de partida em trechos estaduais e para até um ano em trajetos entre estados.

Locação de veículos As locadoras de carro também enfrentam problemas e é recomendável consultar a empresa para saber se a reserva será mantida.

Balsas A Dersa, que opera balsas no litoral de São Paulo, está trabalhando com menos embarcações e o tempo de espera está maior. Quem reservou saídas pode remarcar.

Cancelamento Se preferir cancelar a viagem, saiba que é possível pedir reembolso de pacotes, transporte e acomodação. Segundo o Procon-SP, o cliente deve entrar em contato com a empresa e solicitar o cancelamento sem custo, visto que se trata de uma situação excepcional. No litoral norte paulista, até 90% das reservas de hotéis e pousadas foram canceladas.

Lazer Bares e restaurantes também enfrentam problemas ligados à locomoção de funcionários, entregas e desabastecimento. Antes de sair de casa, vale ligar e conferir o funcionamento. Os parques da cidade funcionam normalmente.

Ponto facultativo A Prefeitura de São Paulo suspendeu o estado de emergência a partir desta quinta (31) e decretou ponto facultativo na sexta (1º).

Postos de gasolina

Abastecimento O reabastecimento dos postos está sendo normalizado aos poucos. Nesta quarta (30), ao menos 500 dos 2.000 postos da Grande São Paulo receberam gasolina e etanol. A expectativa é que o cenário melhore nesta quinta (31), mas ainda deve haver filas e a situação só deve ser normalizada na próxima semana. Fique atento a preços abusivos e suspeita de combustível adulterado, que devem ser denunciados ao Procon.

Transporte

Ônibus A frota municipal de ônibus circulará com 40% dos veículos nesta quinta (31) e com 60% na sexta (1º). Linhas noturnas permanecerão com 50% da frota até domingo (3).

Rodízio de veículos Está suspenso quinta (31) e sexta (1º) .

Metrô e CPTM As linhas voltam a circular em horário normal (das 4h40 à 0h) nesta quinta (31). Até quarta (30), trens circulavam até à 1h.

Uber e outros apps Com postos em reabastecimento, a tendência é que fique mais fácil —e mais barato— pegar corridas em aplicativos de transporte. Nos últimos dias, as tarifas chegavam a ser 2,5 vezes mais caras que o normal

Bicicletas As ciclofaixas de lazer serão implantadas nesta quinta (31) e no domingo (3) —neste dia, a exceção é a da av. Paulista, por conta da Parada LGBT. Como meio de transporte, o uso de bicicletas explodiu durante os dias de protesto. O aplicativo Bike Sampa, que detém o maior serviço de compartilhamento de bikes da cidade, viu dobrar o número de cadastros na última semana. O número de bicicletas compartilhadas também cresceu 34%.

Multas Agentes da CET estão orientados a não multar automóveis sem combustível no meio da via; orientação é escoltá-los até onde não interrompam o fluxo de veículos.

Zona de restrição a caminhões Suspensa até o próximo domingo (3).

Lixo e Varrição

Coleta A coleta de lixo domiciliar e hospitalar, varrição, limpeza pós-feiras livres e recolhimento de animais mortos operam normalmente. Coleta seletiva será restabelecida na segunda (4).

Alimentação

Ceagesp A situação melhorou, mas ainda há desabastecimento. Na manhã de quarta (30), 500 caminhões chegaram ao entreposto —normalmente, são de 1.500 a 2.000 por dia. Para auxiliar na regularização, todos os portões do entreposto ficarão abertos 24 horas para carga e descarga até 9 de junho.

Mercados Nos mercados, a situação começa a se regularizar. Nos últimos dias, houve queda de 80% no abastecimento de produtos perecíveis em supermercados, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados). Produtos não perecíveis estão armazenados em quantidade suficiente para cerca de 10 dias. Carnes, frios, leite e derivados, além de frutas, verduras e legumes são os itens mais problemáticos. Hipermercados, que têm estoque maior, estão mais abastecidos que mercados menores.

Feiras livres Prefeitura reduziu número de feiras para concentrar comerciantes que ainda possuem mercadoria e economizar combustível com a varrição, que está mantida no pós-feira. Das 120 feiras da cidade, só 32 ocorrem nesta semana. Horário habitual, das 6h às 13h, continua mantido.

Escolas

Aulas Como a prefeitura decretou ponto facultativo, não haverá aula na sexta (1º) na rede municipal e na rede estadual. Com isso, a gestão municipal espera reabastecer com mais tranquilidade o estoque de merenda, mas é possível que, até o fim da próxima semana, escolas ainda tenham que improvisar um pouco os cardápios. A alimentação das crianças, contudo, está garantida.

Saúde

Cirurgias As cirurgias eletivas na rede municipal e estadual foram normalizadas nesta quarta (30), com exceções pontuais.

Postos de saúde Atendimento normalizado nas duas redes, com algumas exceções

Ambulâncias Samu circula normalmente

Hospitais Abertos, com prioridade a emergências

Funerárias

Serviço Funcionamento das funerárias da cidade está normal. Segundo a prefeitura, há estoque de caixões para os próximos 15 dias.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.