Descrição de chapéu tragédia dos sem-teto

Cães farejadores auxiliam buscas por vítimas em desabamento em SP

Prédio, que estava ocupado irregularmente, sofreu incêndio na madrugada desta terça

Cães farejadores auxiliam os bombeiros nas buscas por possíveis vítimas do desabamento de um prédio no centro de São Paulo, na manhã desta terça-feira (1º​). O prédio que foi a antiga sede da Polícia Federal na cidade sofreu um incêndio de grandes proporções que levou ao desabamento na última madrugada. 

Ainda não foi divulgada a quantidade de eventuais vítimas da tragédia. Um homem que era resgatado do incêndio na hora do desabamento está desaparecido. Os bombeiros também receberam relato de desaparecimento de uma mulher e suas duas filhas gêmeas.

No começo da noite, 44 pessoas que haviam sido cadastradas em março entre os frequentadores do prédio ainda não tinham sido localizadas. Mas, como a rotatividade no local é alta, é possível que elas nem estivessem mais dormindo lá —assim como outras podem ter entrado desde então.

Em entrevista ao canal Globonews, o capitão do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo disse que nos próximos três dias, enquanto não forem encontradas as vítimas, não deverá ser feito o uso de máquinas para retirada dos escombros.

Enquanto isso, a corporação deverá fazer buscas manuais e utilizar cães especializados na busca de vítimas.

Os bombeiros chegaram a pedir que as pessoas próximas ao desabamento fizessem silêncio e os helicópteros que sobrevoavam o local se afastassem para facilitar as buscas.

À Folha, Palumbo disse que ainda não é possível prever o que causou o incêndio. Uma vistoria realizada pela corporação em 2015 detectou uma série de irregularidades na edificação que caiu.

"Encontramos muito lixo e outros materiais combustíveis nas rotas de fuga do prédio. Combinados, esses componentes fazem o fogo se alastrar rapidamente em situações como essa."

Palumbo disse ainda que encaminhou fotos da vistoria e o resultado da perícia ao Ministério Público.
 

Entre as vítimas que estão sendo procuradas estão um homem ainda não identificado que estava sendo resgatado com ajuda de uma corda justamente no momento em que o prédio ruiu. Desde então, não se tem mais vestígios do homem. O Corpo de Bombeiros informa que foi encontrada a corda que estava sendo utilizada no resgate, o que deve facilitar o avanço das buscas. 

​A corporação montou um posto avançado de operações no largo do Paissandu para auxiliar na operação.

Fabrício Lobel
Dhiego Maia
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.