Descrição de chapéu greve dos caminhoneiros

Com desabastecimento, litoral de SP tem até 90% de reservas canceladas

Em algumas cidades, há turistas 'presos' porque não conseguiram voltar para casa devido à falta de combustível

Balsa entre São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, terá horário reduzido neste feriado
Balsa entre São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, terá horário reduzido neste feriado - Zanone Fraissat/Folhapress
Reginaldo Pupo
São Sebastião (SP)

A paralisação dos caminhoneiros afetou diretamente o turismo na região do litoral norte paulista, com até 90% de cancelamento de reservas de hotéis e pousadas. Empresários do setor vêm contabilizando prejuízos e já dão por “perdido” o feriado prolongado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (31). 

Em algumas cidades, há turistas “presos” desde o último fim de semana, pois não conseguiram retornar às suas cidades de origem, devido à falta de combustível. 

Mesmo assim, a concessionária que administra a Rodovia dos Tamoios, principal via de acesso ao litoral norte, estima que 105 mil carros deverão trafegar pela rodovia durante o período. 

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Wilson Alves dos Santos, no último fim de semana, 70% das reservas em hotéis e pousadas foram canceladas.

O problema, segundo ele, deverá se agravar no feriado, pois os visitantes não têm certeza se conseguirão retornar para casa. “Nossas expectativas são as piores possíveis. O feriado que poderia salvar nosso mês está perdido”, disse.

Ele afirmou que, como consequência da greve, os preços no comércio de Ilhabela dispararam. “Isso não pode ser repassado ao consumidor e os comerciantes terão que amargar com os prejuízos”. 

A Associação dos Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba informou que 90% das reservas foram canceladas. “Temos associados que estão pensando em fechar durante o feriado, devido à falta de hóspedes”, afirmou o presidente da entidade, Wilson de Oliveira. 

O cenário também não é animador em Ubatuba. “O feriado nesta época do ano já é fraco, pois concorremos com destinos de inverno, mas com a greve, sofreremos uma queda brusca no movimento de turistas”, disse o secretário do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba), José Carlos de Souza.

O único município que diz não sofrer totalmente as consequências da greve é São Sebastião. Segundo a prefeitura, com base em informações fornecidas pela Associação de Hotéis e Pousadas de Maresias, a ocupação para o feriado é de 50% --normalmente é de 80% para o Corpus Christi. 

“Estamos aguardando muito ansiosos para que tudo isso termine e que o turismo, nossa principal fonte, não seja tão prejudicado”, disse o presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Sebastião, Eduardo Cimino. 

Por conta da paralisação, a organização do Vento Festival, evento que seria realizado entre os dias 31 de maio e 3 de junho em São Sebastião, foi adiado para o feriado prolongado de 7 de setembro. 

A Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) informaram que estão solicitando às companhias aéreas, hotéis e locadoras de automóveis que facilitem o remanejamento das reservas pagas e não utilizadas, sem aplicação de multas e penalidades.

De acordo com as duas entidades, algumas agências de viagens já se queixaram sobre o impacto negativo no movimento de vendas por conta da crise de abastecimento e a procura para as férias de julho passou a ficar estagnada. 

Com a chegada dos primeiros caminhões com combustíveis na região a partir da madrugada desta terça-feira (29), as filas nos postos vêm aumentando. Mesmo assim, alguns serviços públicos ainda estão sendo prejudicados.

As prefeituras estão priorizando ações nas áreas da saúde, educação e na coleta de lixo, que em Caraguatatuba, está normalizado. Em Ubatuba, de acordo com a prefeitura, a coleta será normalizada a partir da noite desta terça-feira (29).

O transporte coletivo, que durante a greve teve horários reduzidos, também volta à normalidade nas quatro cidades da região. Em Caraguatatuba, porém, a normalização ocorre apenas em horários de pico."A taxa de ocupação beira o índice zero, devido à conjuntura nacional com a falta de combustíveis e o desabastecimento de produtos alimentícios", diz o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Buschof.

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (MDB), conseguiu a liberação de 15 mil litros de gasolina e 10 mil litros de óleo diesel com a Revap (Refinaria Henrique Lage), de São José dos Campos (SP), para a manutenção dos serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, transbordo do lixo e segurança (Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar).

Os caminhões com os combustíveis foram escoltados pela Polícia Militar até o arquipélago. A Dersa, que administra as travessias litorâneas, continua com horário reduzido das embarcações que fazem o trecho São Sebastião – Ilhabela, das 8h às 20h, de hora em hora. Em dias normais, a travessia é feita a cada 30 minutos. Das 20h às 8h, a travessia acontece a cada duas horas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.