Descrição de chapéu goiania goias-estado

Em GO, nove adolescentes morrem em incêndio em centro para infratores

Unidade funciona de forma improvisada em batalhão da PM desde os anos 1970

Cleomar Almeida
Goiânia

Ao menos nove adolescentes morreram, na manhã desta sexta-feira (25), durante um incêndio em um dos alojamentos do CIP (Centro de Internação Provisória), em Goiânia. 

Outro interno foi socorrido em estado grave por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Eles atearam fogo no local, de acordo com a Secretaria Cidadã, responsável pela unidade. O governo nega que houve rebelião.

O número exato de feridos não havia sido divulgado até o início da tarde desta sexta. O Corpo de Bombeiros informou que foi chamado às 11h27 e enviou quatro caminhões para apagar as chamas e fazer o resgate dos adolescentes. Cerca de 70 internos estão no local por determinação judicial. O alojamento incendiado tinha 11 adolescentes.

Imagem aérea mostra galpão por cima, cercado de viaturas dos bombeiros
CIP (Centro de Internação Provisória), que teve um dos alojamentos incendiados; nove adolescentes morreram - TV Anhanguera/Reprodução

De acordo com a diretora-geral do Gecria (Grupo Executivo de Apoio à Criança e ao Adolescente), vinculado à Secretaria Cidadã, Luzia Dora, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil precisam de ao menos duas horas para concluir os trabalhos deles e liberar o local. Somente depois, acrescentou, o governo poderá divulgar informações mais detalhadas sobre o caso.

A unidade funciona de forma improvisada dentro de um batalhão da Polícia Militar e padece com infraestrutura precária, como fios elétricos expostos e infiltrações nas paredes. “É uma fatalidade absoluta”, disse Luzia. “Essa unidade funciona desde a década de 1970, em local adaptado, e nunca teve um óbito”, acrescentou.

Segundo a Secretaria Cidadã, a suspeita é a de que os adolescentes tenham usado fios da rede elétrica para gerar fogo a partir de um curto-circuito. “Eles fazem pela rede elétrica. Mesmo que retire a lâmpada e passe a gaiola de proteção, eles fazem o fogo pelo curto-circuito”, disse, negando que o episódio tenha sido rebelião.

Assim que foi informado pela Secretaria Cidadã sobre o incêndio na unidade de internação de adolescentes infratores, o governador de Goiás, José Eliton (PSDB), determinou à equipe de auxiliares a imediata tomada de providências e medidas necessárias para a apuração das causas. Ele ainda disse que haverá apoio aos familiares dos internos, que foram encaminhados para um auditório dentro do batalhão.

O governador também antecipou o seu retorno a Goiânia do Encontro de Governadores do Brasil Central, em Cuiabá, para acompanhar e designar providências necessárias do governo.

O CIP funciona no Jardim Europa, na região Sudoeste de Goiânia. Tem 60 leitos para adolescentes do sexo masculino. Nesta sexta-feira, estava operando acima da sua capacidade.

Na região oeste da capital, funciona o Case (Centro de Atenção Socioeducativo), com cerca de 170 adolescentes, no total. A unidade tem ala feminina separada, além de alojamentos de segurança com quartos duplos.

Existem outras unidades do Caso com alojamento individual, em Anápolis, a 58 quilômetros de Goiânia, em Formosa e Luziânia, no entorno do Distrito Federal (DF). ​

Hospital pra onde adolescente ferido no incêndio foi levado informa que o estado de saúde dele é gravíssimo. Ele respira com ajuda de aparelhos e teve 90% do corpo queimado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.