Forte nevoeiro afeta voos no aeroporto de Cumbica

Aeroporto ficou fechado por duas horas e meia; 27 voos partiram com atraso

São Paulo

​Um forte nevoeiro afetou os pousos e decolagens no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), na manhã desta terça-feira (22).

Avião taxia no aeroporto de Guarulhos
Avião taxia no aeroporto de Guarulhos - Adriano Vizoni - 30.abr.2018/Folhapress

As decolagens foram suspensas às 5h37, segundo a concessionária GRU Airport. Os pousos foram encaminhados para outros aeroportos por cerca de duas horas e meia. O aeroporto reabriu às 8h.

Entre 0h e 9h, 27 das 79 partidas saíram atrasadas (mais de 30 minutos após o horário previsto). Dos 110 voos que chegaram no mesmo período, 66 pousaram com atraso. Cinco partidas e duas chegadas tiveram de ser canceladas.

No total, 39 voos foram alternados para os aeroportos de Viracopos (Campinas, a 93 km de São Paulo), Ribeirão Preto (a 313 km), ​Galeão (no Rio, a 443 km) e até mesmo Confins (em Minas Gerais, a 622 km).

Cumbica foi o primeiro —e até agora único— aeroporto brasileiro a operar o sistema antinevoeiro ILS CAT 3 A.

Com ele, o avião pousa com o auxílio de instrumentos posicionados na cabeceira da pista, que enviam sinais de rádio para o avião se alinhar com a pista mesmo em caso de visibilidade horizontal de apenas 200 metros. Sinais luminosos também auxiliam no pouso.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.