Descrição de chapéu mtst aracaju

Jovem grávida é ferida por tiro em ocupação do MTST em Aracaju

Nathanelly dos Santos, 22, foi baleada durante confusão com guardas civis municipais

Luciana Quierati
São Paulo | UOL

Uma jovem foi ferida por um tiro no peito na noite desta sexta-feira (11) na Ocupação "Marielle e Anderson", localizada em um terreno do bairro Coroa do Meio, zona sul de Aracaju (SE). 

Nathanelly dos Santos, 22, é militante do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e foi atingida durante confusão envolvendo integrantes da ocupação e guardas civis municipais de Aracaju.

Vídeo divulgado pelo MTST nas redes sociais mostra a jovem sendo socorrida por companheiros de movimento.

Do hospital, por volta de 0h30, a advogada do movimento em Sergipe, Izadora Gama Brito, disse ao UOL que a bala havia sido retirada, mas que a jovem ainda se encontrava no centro cirúrgico. "Os médicos disseram que é uma sorte ela estar viva", afirmou Izadora, segundo quem outro militante também teria ficado ferido, com o deslocamento de clavícula e ombro.

Ferimento de Nathanelly dos Santos, grávida atingida por tiro em SE
Ferimento de Nathanelly dos Santos, grávida atingida por tiro em SE - Folhapress
A confusão começou com a abordagem de homens que tentavam entrar no acampamento, por volta das 21h. Segundo a Guarda Civil Municipal, por meio de sua assessoria, eles eram cinco em um carro e receberam ordem de prisão por portarem maconha e cocaína.

A corporação afirmou ainda que os guardas atiraram duas vezes para o alto visando conter os militantes, que jogavam pedaços de paus contra eles, e que não estava claro se a jovem foi atingida por munição da Guarda ou outra.

A advogada do movimento, no entanto, diz que eram apenas dois militantes em uma moto, que eles não portavam drogas e que nenhum objeto foi arremessado. Izadora afirma também que, além dos dois tiros para cima, os guardas dispararam mais vezes enquanto deixavam o local e que um desses disparos é que teria atingido Nathanelly, que estava na cozinha do acampamento.
 

Ocupação 

Militantes do MTST estão acampados desde sexta-feira passada em uma área pertencente ao município. Segundo Izadora Brito, há cerca de 600 barracos montados no terreno, em um total aproximado de 1.200 pessoas.

De acordo com a advogada, até antes do ocorrido, os acampados esperavam para o final da madrugada deste sábado o cumprimento de uma ordem de reintegração de posse que foi expedida pela Justiça de Aracaju na quarta-feira (9). "Não sabemos mais se vai ocorrer, porque tem OAB, tem deputados, tem muita gente agora lá na ocupação depois do que aconteceu", disse.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.