Descrição de chapéu Mobilidade urbana trânsito

Minhocão passa a fechar mais cedo e abrir mais tarde para carros em SP

Fechamento gradativo da via elevada é mais um passo para lugar virar parque

Vista aérea de parte do Minhocão, no centro da capital paulista
Vista aérea de parte do Minhocão, no centro da capital paulista - Danilo Verpa/Folhapress
São Paulo

O elevado João Goulart, mais conhecido como Minhocão, vai fechar mais cedo e abrir um pouco mais tarde para a circulação de veículos ao longo da semana. Aos sábados, domingos e feriados, a pista que liga o centro de São Paulo à região de Perdizes (zona oeste) já fica aberta somente aos pedestres.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o bloqueio para carros vai começar a partir das 20h desta terça (8) e vai durar até as 7h do dia seguinte. Hoje, a via fecha das 21h30 às 6h30 de segunda a sexta-feira.

A medida, anunciada pela gestão Bruno Covas (PSDB), é mais um passo dado para a desativação gradativa do lugar em meio ao processo para transformá-lo em parque.

A pista elevada passou a ficar totalmente aberta aos pedestres durante todo o final de semana em março deste ano. Antes, ela só fechava a partir das 15h de sábado e permanecia assim até a manhã de segunda.

Antes de deixar a prefeitura para disputar uma vaga ao governo do estado, João Doria (PSDB) vetou um artigo que possibilitaria que o espaço passasse a funcionar, em curto prazo, como um parque de maneira permanente.

Doria justificou que estudos técnicos da CET chegaram à conclusão de que a via não pode ser desativada até que “se proceda às melhorias no sistema viário a ser impactado em decorrência da desativação da via elevada em questão”.

Inaugurado em 1971, o Minhocão tem uma extensão de 3,4 quilômetros. O fechamento diário durante a noite começou em 1976 —para reduzir o barulho do tráfego e os acidentes— e foi ampliado em 1989, quando o elevado também passou a ser fechado aos domingos.

 

Horários do bloqueio para carros no Minhocão

1971 Inauguração

1976 Todo dia da 0h às 5h

1989 Domingo inteiro e, de segunda a sábado, das 21h30 às 6h

2015 Além dos dias de semana, das 15h de sábado até a manhã de segunda

mar.2018 Além dos dias de semana, das 21h30 de sexta às 6h30 de segunda

mai.2018 Além dos finais de semana, das 20h às 7h de segunda a sexta

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.