Descrição de chapéu Ubatuba

Naturistas fazem vigília e rodízio para tirar a roupa em praia de Ubatuba (SP)

Grupo protesta para tentar tornar praia Mansa na primeira desse tipo no estado

Naturistas na praia Mansa tiram a roupa e fazem vigília em revezamento para avisar quando um banhista se aproxima do acesso à trilha e os demais poderem se vestir
Naturistas na praia Mansa tiram a roupa e fazem vigília em revezamento para avisar quando um banhista se aproxima do acesso à trilha e os demais poderem se vestir - Eduardo Anizelli/ Folhapress
Reginaldo Pupo
Ubatuba

O casal Lídia Wilhelm e Henry Rodrigues curtiam, no último fim de semana prolongado, a praia Mansa, em Ubatuba, litoral norte de SP, quando levaram um susto. Um grupo de 20 a 30 pessoas começou a tirar as roupas até ficarem totalmente nus.

Alguns dos pelados ficaram debaixo de árvores para se proteger do sol. Outros foram até a água cristalina para um mergulho, sob olhares curiosos dos frequentadores do local. Havia homens e mulheres de todas as idades no grupo.

O que Lídia e Henry não sabiam é que estavam na praia escolhida por naturistas de várias partes do país para um protesto contínuo para oficializar o local como a primeira praia paulista de naturismo.

Em nenhuma praia do estado é permitido ficar nu. As associações do gênero estimam em cerca de 20 mil os naturistas paulistas, que precisam viajar ao Rio de Janeiro e às regiões Nordeste e Sul do país para a prática desse estilo de vida.

Há oito praias para naturismo no país: a de Tambaba, na Paraíba; as catarinenses Pedras Altas (Palhoça), Galheta (Florianópolis) e praia do Pinho (Balneário Camboriú); as fluminenses Olho de Boi (Búzios) e Abricó (Rio); Barra Seca, em Linhares (ES); e Massarandupió, em Entre Rios (BA). 

Este foi o quinto fim de semana seguido que o grupo fincou o pé na praia Mansa. Para isso, um esquema de vigília e rodízio entre eles foi montado no acesso ao local. Assim que um banhista se aproximava, o grupo era avisado para vestir suas roupas de banho.

Mas no sábado, antes do feriado do Dia do Trabalho, quando a reportagem esteve na praia, o grupo decidiu ficar pelado mesmo sob protestos.

Alguns banhistas chegaram a ser alertados de que o grupo iria se despir. Como teve quem desaprovasse o ato, os pelados então se concentraram no canto esquerdo da praia.

Um grupo de turistas que estava em uma lancha chegou a discutir com os manifestantes e ameaçou chamar a polícia. 

Havia ao menos 12 embarcações na praia no período da manhã. A maioria dos ocupantes registrou a cena em fotos. 

“Não vejo problema no fato de eles ficarem pelados na praia. O Brasil tem tantos problemas e algumas pessoas querem se preocupar com isso?”, disse a aposentada Lídia, que caminhava com o marido.

O mecânico marítimo Marcos Roberto Gudo foi um dos que reprovaram o protesto. “Caso a praia seja oficializada [naturista], não poderei mais frequentá-la?”, questiona ele, que afirma frequentar há 30 anos o local, que, na temporada, recebe mais de 50 barcos por fim de semana.

A psicóloga Lenina Disney, 26, de Taubaté (a 140 km de São Paulo), foi avisada por banhistas de que havia “um bando de gente pelada” no canto da praia e que tomasse cuidado caso estivesse com crianças. Ela riu —era uma das naturistas que ia ao encontro dos demais praticantes.

“O naturismo fomenta o turismo, movimenta hotéis e restaurantes. Pode ser uma atração a mais para Ubatuba, que sofre com a sazonalidade pós-temporada”, afirma o comerciante Éder da Silva Ferreira, que encabeça o movimento na cidade e é membro de associações de naturismo.

Em 2013, a Federação Brasileira de Naturismo iniciou um lobby para transformar a praia Brava, em Boiçucanga (São Sebastião), em destino para naturistas. A ideia teve retaliação de moradores e turistas. Nos anos 1990, um projeto que previa a mudança da praia da Caveira, em Ilhabela, também não foi adiante.

Em Ubatuba, um projeto foi elaborado no início deste ano, mas foi retirado de tramitação por pressão popular.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.