Descrição de chapéu Agora chuva clima

Temporal derruba árvores e arranca telhado de escola em SP

115 ocorrências de queda de árvores foram registradas na capital

São Paulo | Agora

Após um mês sem chover forte em São Paulo, a cidade sofreu neste sábado (19) com temporal e rajadas de vento no período da manhã, que também causaram estragos em toda a região metropolitana e no interior. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da prefeitura, não chovia assim desde o dia 17 de abril.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o meio-dia foram atendidas 115 ocorrências de queda de árvores na Grande São Paulo.

Vários bairros da capital foram afetados por uma forte ventania, acompanhada de chuva. Entre 9h02 e 10h18, toda a cidade foi colocada em estado de atenção para alagamentos.

Trecho alagado com carros na avenida nove de julho
Ponto de alagamento na avenida Nove de julho, no centro de São Paulo, durante forte chuva na manhã deste sábado - Nelson Antoine/Folhapress

 A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Ibrahim Nobre, no Rio Pequeno (zona oeste), teve grande parte do telhado destruído. Não havia ninguém no local. A Defesa Civil foi acionada para verificar os estragos.

A Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), informou que engenheiros da Secretaria Municipal da Educação vão inspecionar a escola e decidir as medidas cabíveis. A rua Jean Gonzales, situada no mesmo bairro, foi bastante castigada. Casas e veículos foram danificados pelas árvores.

No aeroporto de Congonhas, na região da zona sul, os ventos chegaram a 59 km/h. Duas árvores caíram na avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã (zona oeste). Situação semelhante bloqueou pistas da Marginal Tietê, na altura da Ponte Anhanguera, no sentido da rodovia Ayrton Senna.

A região do M’Boi Mirim (zona sul) foi onde mais choveu, segundo o CGE, acumulando 18 milímetros de água. Uma árvore caiu em frente ao Cemitério São Luís, na rua Antônio de Senna. Um ponto de ônibus foi atingido.

Na rua Nicolau Tolentino de Almeida, na Vila Dionísia (zona norte), três casas foram parcialmente destelhadas. 

Em Guarulhos (Grande SP), na região do aeroporto de Cumbica, os ventos chegaram a 89 km/h. Outros municípios da região metropolitana também sofreram, como Osasco, Barueri, Cotia, Embu e Itapecerica da Serra.

INTERIOR

O interior do estado de São Paulo também foi castigado pelo temporal e ventania deste sábado. Em Jundiaí (58 km de SP), o terminal de ônibus do bairro Cecap teve telhas metálicas arrancadas. Houve o desligamento da rede elétrica e 20 mil moradores ficaram sem energia por pelo menos três horas.

Em Campinas (93 km de SP), a chuva forte causou a queda de cinco árvores em quatro bairros. Ninguém ficou ferido. Houve interdição de vias públicas e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

PREVISÃO

O domingo (20) será frio, principalmente na madrugada. Os termômetros devem registrar mínima de 10ºC e máxima de 19ºC, com sol entre nuvens. A sensação térmica, no entanto, deve ser mais baixa, devido aos ventos que caracterizam a massa de ar polar.

Ao longo desta próxima semana o sol predomina, mas as madrugadas ficam mais geladas. São esperadas mínimas em torno de 8ºC, com sensação ainda menor. Há possibilidade de quebra de recorde de temperatura mínima do ano. As máximas ficam em torno de 19ºC.

Para amenizar os transtornos gerados pela chuva, a prefeitura elenca uma série de recomendações:

1) Evite transitar em ruas alagadas;

2) Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas

3) Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda

4) Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios

5) Planeje suas viagens para evitar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas

 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.