Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Morre vice-prefeito do Rio, Fernando Mac Dowell, aos 72 anos

Político morreu após complicações de um infarto; ele deixa mulher e 4 filhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, morreu aos 72 anos no final da noite deste domingo (20). Ele estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, que confirmou a morte do político.

Segundo o hospital, Mac Dowell morreu devido a complicações decorrentes de um infarto agudo do miocárdio. O vice-prefeito sofreu infarto no dia 13 e, desde então, estava internado em estado grave.

Aliado de Marcelo Crivella (PRB), Mac Dowell acumulava o cargo com o de secretário municipal de Transportes até janeiro, quando Crivella decidiu nomear Rubens Teixeira, afastado pela Justiça da presidência da Comlurb, para a pasta.

Na semana passada, Crivella chegou a pedir ao povo do Rio que se unisse em orações pelo vice, em razão do agravamento de seu quadro de saúde.

O velório do corpo do vice-prefeito será realizado nesta terça-feira (22) no Palácio da Cidade, sede do governo municipal, das 9h às 14h e será aberto à população. O enterro está previsto para acontecer às 15h no cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul.

Com a morte de Mac Dowell, em caso de ausência do prefeito, o cargo deverá ser assumido pelo presidente da Câmara do Rio, o vereador Jorge Felippe (MDB). 

O vice-prefeito do Rio, Fernando Mac Dowell
O vice-prefeito do Rio, Fernando Mac Dowell - Julio Cesar Guimarães/UOL

REPERCUSSÃO

Por meio de nota, Crivella lamentou a morte de Mac Dowell, que chamou de "companheiro exemplar e um notório servidor público". "Neste momento de dor imensa, minhas orações e pensamentos estão com sua família e com todos que admiravam o seu caráter e sua generosidade", afirmou.

O governador Luiz Fernando Pezão (MDB) também disse que recebeu com profundo pesar a notícia da morte do vice-prefeito do Rio. "Mac Dowell deixou um legado de participação em obras que beneficiaram a população e garantiram seu lugar de destaque na história do Rio de Janeiro. Aos familiares e amigos, presto toda a minha solidariedade", disse Pezão.

Crivella e Pezão decretaram luto oficial de três dias na capital e no estado do Rio de Janeiro, respectivamente.

TRAJETÓRIA

Fernando Mac Dowell é especialista na área de transportes. Participou da concepção da Ponte Rio-Niterói, da Linha Vermelha e do metrô do Rio.

Casado e pai de quatro filhos, Mac Dowell cursou engenharia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do estado. Ele participou do segundo governo de Leonel Brizola, de 1991 a 1994.

Antes, trabalhou no Geipot, empresa de transportes criada em 1965 pelo regime militar. Exerceu, no começo da década de 80, a função de diretor do metrô carioca, quando a Linha 1 começava a funcionar, durante o governo Chagas Freitas.

O convite para compor a chapa de Marcelo Crivella à prefeitura do Rio veio da deputada federal Clarissa Garotinho (PR-RJ). Mac Dowell foi conselheiro da deputada enquanto ela presidia a Comissão de Viação e Transportes da Câmara, de março de 2015 a abril de 2016.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.