Após quase 3 meses, Márcio França deve indicar novo chefe da Polícia Civil de SP

Novo nome deve ser anunciado nesta terça (26), após crise na articulação política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador Márcio França, pré-candidato à reeleição ao governo de São Paulo pelo PSB, em sabatina com UOL, Folha e SBT - Carine Wallauer-30.mai.18/UOL
São Paulo

Após quase três meses de governo, a gestão Márcio Franca (PSB) deve anunciar nesta terça-feira (26) o delegado Paulo Bicudo como o novo delegado-geral de São Paulo, chefe máximo da Polícia Civil.

Ex-presidente da Associação dos Delegados e ex-delegado-geral adjunto entre 2008 e 2009, Bicudo é o atual diretor do Deinter 9 (Piracicaba). Ele é visto pelos colegas como um policial “neutro”, não sendo “apadrinhado” por nenhum partido político.

A nomeação de um delegado com esse perfil, se confirmada, buscaria amenizar uma crise instalada na instituição após o governador França negociar abertamente com o PP apoio à sua candidatura ao Palácio dos Bandeirantes. Em troca, era requisitada a indicação do nome do novo delegado-geral.

O delegado Paulo Bicudo, que deve assumir a chefia da Polícia Civil paulista - Luiz Carlos Murauskas-25.nov.2010/Folha Imagem

O PP, de Paulo Maluf, queria efetivação do delegado Júlio Gustavo Vieira Guebert, que conduz a instituição interinamente desde a saída Youssef Abou Chahin, em abril deste ano.

Nos meios das negociações, porém, o PP decidiu apoiar o ex-prefeito de São Paulo, João Doria, deixando França irritado. O governador retirou convite que chegou a fazer a Guebert, segundo pessoas ligadas ao policial.

Após o rompimento das conversações políticas, coube ao secretário Mágino Alves Barbosa Filho a tarefa de “desconvidar” o delegado Guebert e escolher um substituto para o cargo.

Bicudo, assim, teria sido uma escolha de Mágino para o gerenciamento da crise.

Outra opção era o delegado Domingos Paulo Neto, atual diretor da Corregedoria, mas seu nome foi visto com alguém ligado ao PTB e, assim, poderia parecer uma provocação política.

Domingos, contido, era um nome que agradava as associações de classe.

A Associação e Sindicato dos Delegados vêm mantendo um bom relacionamento com Márcio França. O Governador decidiu encampar a ideia de transferir a Polícia Civil da Secretaria da Segurança para a pasta da Justiça. O projeto está sendo estudado para virar proposta de lei a ser discutida na Assembleia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.