Corpo de menina desaparecida é encontrado em Araçariguama, interior de SP

Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, estava sumida há uma semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rosto da garota
Vitória Gabrielly, de 12 anos, foi achada morta neste sábado (16) - Reprodução/TV Globo
Fabiana Marchezi
São Paulo | UOL

Uma denúncia anônima levou a polícia a encontrar o corpo da menina Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, no início da tarde deste sábado (16), em Araçariguama, no interior de São Paulo. A adolescente estava desaparecida desde sexta-feira (8), quando saiu de casa para andar de patins. 

Segundo informações preliminares da Polícia Militar, o corpo foi localizado ao lado dos patins, em uma estrada de terra, no bairro Caxambu, por volta das 13 horas, após uma denúncia ao 190. A causa da morte ainda está sendo investigada.

"Muito cruel. Estamos arrasados. A gente não esperava que fosse acabar assim", disse Rosana Magalhães, mãe da menina. Os pais foram ao local onde o corpo foi encontrado.

Segundo o advogado da família, Roberto Guastelli, o corpo de Vitória foi encaminhado ao IML de Sorocaba no final da tarde deste sábado.

Na noite da última sexta-feira, a polícia prendeu Julio Cesar Lima Ergesse, de 24, suspeito de envolvimento no caso. O investigado mora em Mairinque, município que fica a 20 quilômetros de Araçariguama. Ele trabalha como servente de pedreiro e disse à polícia que é usuário de drogas. Os investigadores chegaram até ele após uma denúncia.

"Ele contou para um conhecido que esteve em um carro com a menina. Essa pessoa ficou muito assustada e procurou a polícia", disse ao UOL, o delegado Acácio Leite, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba. 

Uma das hipóteses investigadas é de que Vitória tenha sido raptada por engano por causa de uma dívida relacionada ao tráfico de drogas. "Existe a possibilidade de que os suspeitos estivessem em busca de uma outra menina como forma de vingança, mas levaram Vitória, por engano", contou Leite. Outras versões também são apuradas.

Ergesse virou suspeito no caso depois de apresentar várias versões diferentes em seus depoimentos. "Ele é muito contraditório. Já contou pelo menos seis versões diferentes, mas confessou que esteve com a menina. Em uma de suas versões, ele se coloca em um carro que teria sido usado por um casal para levar Vitória a Mairinque. Ele tenta incriminar esse casal, mas a versão dele, que diz ter pego carona no mesmo carro que a menina, não se sustenta", disse o delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel.

O casal citado pelo suspeito também é alvo da polícia e já foi ouvido. "Foi feita acareação entre ele e o casal que ele tenta incriminar, mas a versão dele não se sustenta. Por enquanto, o casal está apenas sendo investigado. O veículo que supostamente teria sido usado no crime já foi apreendido e passou por perícia. A perícia não encontrou nenhum rastro da menina no carro e o casal nega qualquer participação no sumiço", ressaltou Carriel.

O caso

Vitória Gabrielly Guimarães Vaz saiu de casa para ir a um ginásio de esportes andar de patins com uma amiga da escola, que acabou desistindo do passeio. Imagens de câmera de segurança captaram o momento em que ela parou na esquina da escola onde estudava, que fica no caminho para o ginásio.

Segundo a polícia, testemunhas contaram que a menina foi abordada por um homem que estava em um carro preto, assim que chegou ao ginásio. Entretanto, elas não viram se Vitória entrou no veículo. O carro descrito pelas testemunhas também foi apreendido e passou por perícia, mas nada foi achado nele. O dono do veículo também foi ouvido e liberado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.