Descrição de chapéu manaus

Em sétimo dia de greve, Manaus tem ao menos 61 ônibus depredados

População danificou veículos em retaliação à paralisação de motoristas

Fabiano Maisonnave
Manaus

Irritados com o sétimo dia seguido de paralisação dos motoristas e cobradores de Manaus, passageiros depredaram parte da frota reduzida de ônibus que circulava na manhã desta segunda-feira (4). Imagens gravadas com celulares mostram ônibus sendo apedrejados, e ao menos um foi incendiado.

Segundo o sindicato das empresas de ônibus (Sinetram), ao menos 61 veículos foram depredados. Os rodoviários estão há dois anos sem aumento salarial.

À Folha o presidente do sindicato dos rodoviários, Givancir Oliveira, diz que os trabalhadores propuseram dois aumentos de 2% para o dissídio atrasado e o atual. 

O sindicalista também acusa as empresas de planejarem uma grande demissão em massa para fazer novas contratações com as regras da recente reforma trabalhista. “Estamos numa guerra de sobrevivência da categoria.”

O Sinetram afirma que a falta de aumento ocorre porque os trabalhadores preferiram ajuizar o dissídio após falta de acordo no ano passado. O sindicato patronal nega que haja planos para uma demissão em massa. 

Ainda de acordo com o Sinetram, até às 11h, 640 dos 850 ônibus que saíram às ruas estavam circulando. Ao redor de 100 mil pessoas teriam ficado sem transporte na cidade de pouco mais de 2,1 milhão de habitantes.

No final do dia, as empresas de ônibus e o sindicato anunciaram um acordo pelo qual haverá um aumento de 3,5% no dissídio 2017/2018 e mais 2% para 2018/2019. Além disso, haverá um limite de 10% para funcionários contratados sob as novas regras trabalhistas. A previsão é de que a frota circule normalmente nesta terça (5). ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.