Bombeiros buscam vítimas de queda de helicóptero no sul de Minas

Aeronave partiu em direção a Congonhas; até o momento, nenhum corpo foi encontrado

 
Carolina Linhares
Belo Horizonte

Um helicóptero caiu na noite deste sábado (16) próximo ao município de Espírito Santo do Dourado (MG), às margens da rodovia MG-179. A cidade faz divisa com Pouso Alegre, no sul do estado. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, não há registro de sobreviventes. Até o momento, nenhum corpo foi localizado, mas as buscas continuam.

Moradores que testemunharam a queda notaram que o helicóptero pegou fogo na parte posterior ainda durante o voo e explodiu ao bater em um barranco. O fogo se alastrou por uma área de pasto de difícil acesso, e os destroços se espalharam por 250 metros. Os bombeiros foram acionados por volta das 19h40. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o plano de voo do helicóptero continha quatro pessoas a bordo, mas somente o piloto e um passageiro embarcaram. A destruição completa da aeronave e do seu entorno, porém, dificultam a confirmação da quantidade e identidade das vítimas.

A Central de Controle de Tráfego de Brasília identificou que o helicóptero sumiu do radar no momento da queda. A aeronave partiu de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O último contato do piloto Luiz Gustavo Araújo Soares foi informando problemas mecânicos e dificuldade para pouso. Logo após declarar emergência, ele reportou que estava caindo e desapareceu do radar. 

A mulher do piloto esteve neste domingo no local do acidente e confirmou que, segundo imagens da decolagem em Nova Lima, somente o piloto e um passageiro embarcaram. Ela acredita que eles tenham saltado do helicóptero antes da queda. 

Apesar dessa hipótese, os bombeiros afirmam que a possibilidade de haver sobreviventes é quase nula, devido à explosão. 

Pela disposição dos destroços, os militares acreditam que a aeronave se chocou frontalmente na montanha, abrindo uma cratera. Eles consideram a hipótese de os corpos das vítimas estarem embaixo das ferragens.

O trabalho de remoção de peças maiores foi interrompido na noite de domingo e deve ser retomado na segunda.

Técnicos do Seripa 3 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes), que atende Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, estiveram no local da queda para realizar perícia.  

As causas do acidente serão investigadas pelo órgão. 

​O helicóptero está registrado em nome do banco Bradesco (devido ao leasing da aeronave), mas operado por uma empresa do grupo Bauminas, de produtos químicos e mineração.

A aeronave de modelo A109S foi fabricada em 2010 e tinha certificado de aeronavegabilidade válido até 2022. A Inspeção Anual de Manutenção venceria no próximo mês. 

Quem pode ajudar com informações?
- Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), com licenças e certificados
- Fabricante da aeronave, com dados sobre o avião
- Sindicatos e outras entidades de classe, com informações sobre as empresas aéreas 

Qual é o protocolo seguido?
NSCA 3-13 (Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica), que consiste em:

1) Cenipa forma uma comissão de investigação
2) Preserva o local e indícios
3) Verifica os danos causados à/pela aeronave
4) Coleta e confirma dados
5) Faz um exame detalhado imediatamente após as ações de resgate
6) Gravadores de voo são enviados o mais rápido possível ao Cenipa
7) Cenipa conclui o relatório final da investigação
8) Autoridade aeronáutica o aprova
9) Cenipa deve torná-lo público em sua página na internet

Quem faz o quê

O investigador
- Tem controle e acesso irrestrito à aeronave, aos destroços e a outros materiais, como gravadores de voo
- Deve estabelecer a coordenação com outros órgãos, como polícia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Anac, Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), entre outros

A autoridade policial
- Deve isolar o local até a liberação pelas autoridades aeronáuticas e pelos agentes da perícia criminal

O operador ou proprietário da aeronave
- Deve prestar todas as informações e documentações solicitadas; se necessário, pode auxiliar na análise de dados

O Cenipa
- Deve fornecer informações relevantes às famílias e sobreviventes

O que acontece quando uma aeronave está desaparecida?
Assim que as buscas acabam, é iniciada uma investigação com os dados conhecidos. Se o avião não for encontrado 12 meses após a ocorrência, a investigação é concluída com os dados existentes

O que é a caixa preta?
É o conjunto de gravadores de áudio e de dados embarcados na aeronave e que em caso de acidente podem fornecer informações sobre o voo

O que é o gravador de voz?
É um dispositivo que capta e registra todos os áudios da cabine de uma aeronave. Com ele, pode-se saber, por exemplo, o que o piloto e o copiloto conversaram, o que o piloto disse à tripulação ou aos passageiros e até eventuais ruídos da aeronave que podem ser importantes na investigação de um acidente, como falhas mecânicas

O que o gravador de dados de voo registra?
A depender do modelo do avião, ele pode registrar dados técnicos como altitude, velocidade, pressão, aceleração, posição do avião, entre outros 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.