Inverno estreia com 26°C em SP e deve ser mais quente do que em 2017

Estação deve registrar temperaturas mais elevadas do que no ano passado

Camada de poluição é vista no céu da região central de São Paulo na manhã desta quinta-feira, início do inverno. - Nelson Antoine/Folhapress
 
São Paulo

O inverno deste ano em São Paulo deve ser de temperaturas mais altas do que na mesma estação em 2017. 

De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, as frentes frias no estado não terão força para trazer frio muito intenso. 

O frio deve ficar restrito ao mês de julho, com registro de temperaturas mais baixas em algumas áreas. Já em agosto as tardes tendem a ser mais secas e quentes, com chuva acima da média no norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Também não há previsão de muita chuva no mês de setembro.

A mais recente frente fria rigorosa registrada no país foi entre 18 e 23 de maio, quando as temperaturas despencaram no estado e levou chuva e ar polar até a divisa de Mato Grosso com o Pará. Neste inverno, porém, é baixa a possibilidade de eventos como esse ocorrer novamente. 

O primeiro dia do inverno, nesta quinta-feira (21), começou na capital paulista  com sensação de frio e a formação de névoa em áreas mais baixas. Mas foi a elevação das temperaturas que marcou a chegada da estação na cidade e em boa parte do estado de São Paulo.

Pela manhã, de acordo com informações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), ligado à prefeitura, os termômetros ficaram em 13,4º C. O sol apareceu ainda no período da manhã e predominou ao longo do dia, com pico de temperatura de 26º C.

Junho deve terminar com a média de 22º C. O tempo seco é outra característica que deve predominar na estação. 

Na cidade de São Paulo, as temperaturas na madrugada desta quinta chegaram a 9,8º C no bairro Capela do Socorro, na zona sul e, 11,4º C em Perus, na zona norte.

Na sexta (22) há a previsão de uma ligeira queda nos termômetros, devido uma frente fria que deve passar fraca e afastada no mar.

A expectativa para este final de semana também é de dias ensolarados e com tempo seco. Durante a madrugada, no entanto, a sensação de frio deve continuar. Em média, os termômetros devem ficar na marca dos 14º C.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.