Jovem morre após ataque de tubarão em praia de Pernambuco

Rapaz de 18 anos teve perna amputada e não resistiu a cirurgia

Dhiego Maia
São Paulo

Um jovem de 18 anos morreu na madrugada desta segunda-feira (4) após não resistir aos ferimentos provocados por um tubarão na orla de Pernambuco. O estado registra o segundo caso de ataque do animal neste ano em menos de dois meses, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

José Ernesto Ferreira da Silva foi atacado pelo animal por volta das 16h40 deste domingo (3) enquanto tomava banho no mar da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife.

Segundo os bombeiros, a vítima desobedeceu a recomendação de uma equipe de guarda-vidas para não se afastar da orla enquanto nadava com os amigos. “Antes do acidente, os bombeiros já monitoravam a situação da maré, que estava baixa e turva, uma condição ideal para o bicho atacar. Pedimos para o jovem não nadar muito longe da areia, mas ele não nos ouviu”, afirmou à Folha José Edinaldo, sargento da corporação.

O ataque foi rápido. Assim que José Ernesto gritou forte e submergiu no mar, os bombeiros, que mantêm uma base de apoio aos banhistas na praia, entraram na água e resgataram a vítima já desacordada e em estado gravíssimo de saúde.

José Ernesto sofreu lesões nas pernas e no órgão sexual, segundo informou o Hospital da Restauração, no Recife, onde ficou internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

A caminho do hospital, o jovem sofreu ainda duas paradas cardíacas. Já na unidade teve a perna direita amputada. “Por volta das 4h05, a vítima morreu por falência de múltiplos órgãos em decorrência de uma hemorragia generalizada”, informou a assessoria de imprensa do Hospital da Restauração.

O jovem deixa a mãe e mais quatro irmãos.

PRIMEIRO ATAQUE

José Ernesto foi atacado no mesmo local em que um tubarão feriu o potiguar Pablo Diego Inácio de Melo, 34, no dia 15 de abril deste ano. Pablo sofreu lesões graves nos dois braços e também teve a perna direita amputada.

O potiguar ficou internado na UTI do Hospital da Restauração por pouco mais de um mês e só foi liberado em 18 de maio.

Com a morte de José Ernesto, deve subir para 65 o número oficial de ataques de tubarão no estado de Pernambuco, segundo levantamento do Cemit (Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões). Do total de feridos, 25 pessoas não resistiram e morreram.

O órgão contabiliza os casos no estado de Pernambuco desde 1992. Para que a morte de José Ernesto entre nas estatísticas oficiais, o Cemit diz que precisa do laudo pericial da vítima, que ainda não está pronto.

Estudos realizados na UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) atribuem a presença de tubarões na orla pernambucana, entre outros fatores, a alterações ambientais provocadas pela construção do porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho.

Um canal profundo que acompanha o contorno do litoral facilita o deslocamento dos animais próximo às praias. Diversas espécies de tubarões foram identificadas no estado, mas a maioria dos ataques é atribuída às espécies tigre e cabeça-chata, consideradas as mais agressivas no mundo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.