Após recorde de frio no ano em SP, inverno dará trégua de uma semana

Termômetros registraram mínima de 9,1°C, às 6h desta sexta (13), segundo Inmet

São Paulo

A cidade de São Paulo registrou na madrugada desta sexta-feira (13) a mais baixa temperatura do ano, 9,1°C, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) apontou mínimas ainda mais baixas: 7°C no bairro Capela do Socorro, na região sul da capital, e em Perus, na zona norte. 

Até então, a temperatura mais baixa tinha sido medida em 21 de maio, quando a estação meteorológica do instituto no Mirante de Santana, na zona norte, registrou 9,3°C. 

As baixas temperaturas têm sido provocadas pela massa de ar frio subpolar que chegou a São Paulo após a passagem de outra frente fria, na última segunda-feira (9). 

Mesmo assim, os próximos dias devem ser de temperaturas um pouco mais elevadas e céu ensolarado. A partir deste sábado (14) previsão do Inmet aponta para temperaturas mínimas entre 10 e 14°C e máximas de até 28°C.

Segundo o Inmet, no entanto, a alta nas temperaturas terá efeitos colaterais. Na próxima semana, a umidade do ar deve chegar ao preocupante índice de 18%. Diante de um quadro de aumento da concentração de poluentes na atmosfera, aumenta o risco de disseminação de doenças respiratórias.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica a faixa de 12% a 20% de umidade como estado de alerta —o ideal é que os índices sejam superiores a 60%. 

Santa Catarina

Frio intenso mesmo foi registrado no sul do país. Em Urupema (SC), fez -6,7°C na madrugada desta sexta-feira (13), de acordo com a NSC Meteorologia, a temperatura mais baixa do ano no Brasil. 

Campos de araucária com geada
Inverno causa baixas temperaturas no município de Bom Retiro, na serra Catarinense - Divulgação

Temperaturas negativas também foram marcadas em outras 15 cidades catarinenses: Bom Jardim da Serra (-4,7°C ), Ponte Alta do Norte (-2,8°C), São Joaquim (-2,4°C), Rio Rufino (-2,3°C), Curitibanos (-2,1°C), Frei Rogério ( -1,4°C), Bom Retiro (1,3°C), Otacílio Costa (-1,1°C), Lages (-1,1°C), Palmeira (-0,5°C), Santa Cecília (-0,4°C), Fraiburgo (-0,4°C), Monte Castelo (-0,3°C) e Rio Negrinho (0°C ). 

Nos próximos dias a tendência é de pequena elevação nas temperaturas já que a massa de ar frio começa a deixar o estado. A próxima onda de frio em Santa Catarina está prevista para começar no dia 20, de acordo com a NSC Meteorologia. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.