Aeroportos de SP têm cancelamentos e atrasos de voos após pane em radar

Mais de 50% dos voos de Congonhas registraram atraso superior a 30 minutos nesta sexta

Pista Principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Pista Principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Almeida Rocha 25.Jul.07/Folhapress
Ricardo Hiar
São Paulo

Os aeroportos de São Paulo registraram nesta sexta (20) o cancelamento de pelo menos 61 voos, e atraso nas chegadas e partidas de outras 389 aeronaves. O problema foi ocasionado por uma instabilidade na visualização de radar, que afetou a Área de Controle Terminal São Paulo (APP-SP). 

Segundo a FAB, tais instabilidades decorreram da transição do fornecimento de energia elétrica do abastecimento comercial para o do gerador próprio.

O problema foi registrado pela primeira vez às 23h30 da quinta-feira (19), mas outras cinco panes ocorreram entre às 0h25 e 11h40 desta sexta. O abastecimento de energia elétrica foi normalizado ao meio dia, mas o efeito cascata prejudicou a viagem de quem precisou embarcar ou desembarcar em São Paulo durante todo o dia.

Das 0h às 19h desta sexta, mais de 50% dos voos do aeroporto de Congonhas tiveram atraso de mais de 30 minutos. No aeroporto da capital paulista, 22 voos foram cancelados. Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro foram os destinos mais afetados.

O problema também refletiu no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Conforme o último balando emitido às 19h, ocorreram 130 atrasos em chegadas e outras 146 em partidas. Além disso, 25 voos foram cancelados. Em Campinas, o aeroporto de Viracopos cancelou 14 voos.

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) adotou algumas medidas para regularizar o fluxo de tráfego aéreo no estado. Entre as ações, está a ampliação do horário das operações dos aeroportos Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP) nesta sexta-feira.

No dia 16, os aeroportos de São Paulo também registraram atrasos após falha em radar.  A FAB, no entanto, afirmou que não há relação com a ocorrência desta sexta. No episódio anterior, uma das placas de telecomunicações precisou ser substituída.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.