Ilhabela recebe mais turistas e enche praias e hotéis em pleno inverno

Cidade do litoral norte de SP preenche até 90% das vagas de hospedagem

Reginaldo Pupo
Ilhabela (SP)

O empresário Rodrigo Henrique de Moura, 42, de Sorocaba, no interior de SP, confessa que ficou sem saber, em julho, que tipo de mala fazer: para frio ou calor? "Fiquei na dúvida se iria para Campos do Jordão ou Ilhabela, já que praticamente não fez frio na minha cidade."

Após pesquisar o clima nos dois destinos e ouvir de amigos que estava calor em Ilhabela, tomou sua decisão. "Não tive dúvidas: fui para a praia."

 

O litoral norte de São Paulo, especialmente Ilhabela, registrou aumento no número de turistas em pleno inverno.

"O mês de julho superou todas as expectativas. A média de ocupação nos hotéis foi de 80% até mesmo no meio da semana, subindo para cerca de 90% aos finais de semana", diz o presidente da associação comercial, Rafael Morais.

A média de ocupação para julho costuma ser de 40% a 50 %. Comerciantes foram pegos de surpresa, diz ele, e tiveram seus estoques zerados. "Muitos deles foram comprar insumos e mercadorias em outras cidades para conseguir atender à demanda."

Segundo o Cptec, órgão do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), esse foi o julho mais quente dos últimos dez anos no litoral norte. Os termômetros chegaram a registrar máxima de 31ºC.

Houve efeito também em São Sebastião. A APHM (Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias) informou que houve alta de 20% na ocupação hoteleira em comparação com julho do ano passado.

O feriado prolongado de 9 de julho, segundo a entidade, "puxou" os números, além do tempo bom e da realização de um festival de inverno.

A veterinária paulistana Déborah Freire de Oliveira, 31, também decidiu trocar o frio da montanha pela praia e passou o último fim de semana com o namorado na praia de Maresias, em São Sebastião.

"Estávamos pensando em visitar Monte Verde ou Gonçalves, em Minas, mas duas coisas fizeram a gente mudar de ideia e preferir Maresias. O clima quente, pois amamos praia, e o fato de que no litoral estava tudo mais em conta", diz ela. Uma diária em uma pousada de Monte Verde, segundo a veterinária, saía o preço de dois dias em Maresias.

O movimento trouxe impacto no trânsito de Ilhabela. Morador há um ano da ilha, o personal trainner Maikon Carvalho, 32, conta que optou mais pela moto do que pelo carro nos últimos meses para fugir do congestionamento.

"Vejo carros com placas de outros estados. A cidade está investindo em publicidade e acho que isso vem atraindo muitos turistas", afirma.

Lojistas registram aumento nas vendas. Em Ilhabela, a proprietária da loja Summer House Caroline Aranha diz que deve fechar o mês com até 18% a mais de vendas se comparado a julho de 2017. "O saldo da temporada de inverno indica um cenário otimista para a temporada de verão que está por vir."

Segundo comerciantes da ilha, a alta procura também veio embalada, em parte, por eventos neste mês, como a Semana de Vela, que além do evento esportivo promoveu no centrinho histórico shows, exposições, cinema e palestras, entre outros.

A alta de turistas segue a tendência dos últimos meses. Segundo a Dersa, responsável pelas travessias de balsas, durante todo o ano passado, 780 mil veículos utilizaram as embarcações entre São Sebastião e Ilhabela. Neste semestre, sem fechar ainda o mês de julho, foram 425 mil.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.