Descrição de chapéu Obituário Nelson José Gomes (1951 - 2018)

Mortes: Atleta dedicado e professor incentivador de seus alunos

Pioneiro na modalidade em Apucarana (PR), reuniu dezenas de medalhas e troféus

O atleta e professor de educação física Nelson José Gomes
O atleta e professor de educação física Nelson José Gomes - Arquivo pessoal
Ricardo Hiar
São Paulo

Determinação e disposição são características que Nelson José Gomes cultivou ao longo da vida. Ele começou a praticar corrida de rua com o irmão mais velho, ainda na juventude, e nunca mais parou. A modalidade esportiva chegou a influenciar decisões importantes, como a escolha da profissão: professor de educação física.

Nascido em Apucarana (PR), Nelson se casou em 1973, quando resolveu voltar a estudar. Como participava de competições, conseguiu bolsa numa universidade, com a condição de manter os treinos. 

Na época isso seria um desafio, pois ele acordava às 4h para trabalhar em uma empresa que torrava café. O tempo livre, à noite, seria para estudar.

Foi preciso um sacrifício maior para alcançar o sonho de se formar: passou a levar as roupas do treino para o trabalho e, após encerrar o expediente, seguia correndo, por 15 km, até a faculdade. 

Como resultado dos 30 km que corria todas as noites entre idas e voltas da faculdade, Nelson conquistou vários troféus e medalhas, além de atingir marcas como a sexta colocação em uma corrida de 100 km na década de 1990. O atleta também teve uma boa classificação na tradicional São Silvestre, em SP.

Nelson tinha grande entusiasmo pelo atletismo, assim como amava a docência —dava aula desde 1995 em uma escola estadual do PR. Ele era amigo e incentivava os alunos a prosseguir os estudos. Dizia que o conhecimento era o maior bem de uma pessoa. Não à toa, foi exemplo para as filhas na escolha profissional: as duas viraram professoras.

Em 2017, aos 66, participou de sua última corrida. Morreu no último dia 2, vítima de câncer no fígado. Deixou a esposa, com quem foi casado por 45 anos, duas filhas e um neto.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​​ 


Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.