Descrição de chapéu Obituário Nayr Gracher (1928 - 2018)

Mortes: Empreendedora nata, inovou no comércio de Brusque

Atividades comerciais da empresária fizeram história na cidade catarinense

A empresária catarinense Nayr Gracher
A empresária catarinense Nayr Gracher - Arquivo pessoal
São Paulo

Certa vez, quando soube que um navio estava atracado em Santa Catarina e demoraria uns dias para deixar a região, Nayr Gracher pediu ao marido Arno Carlos Gracher para trazer o cozinheiro da embarcação ao restaurante da família, em Brusque (SC). 

Quando se viu diante do profissional, ela não perdeu tempo para pedir dicas e aprender as novidades do cardápio e do serviço a bordo. O objetivo simples, mas ousado, era trazer novidades aos clientes de seu estabelecimento.

Nayr levava a sério um ditado que  gostava de repetir: “quem engorda o boi é o olho do dono”. Por isso, acordava muito cedo, dormia muito tarde, estava sempre à frente dos negócios e colocava a mão na massa. Excelente cozinheira, ela prestava muito atenção em tudo o que experimentava em suas viagens, para reproduzir novas receitas. Muitas vezes foi para São Paulo só para buscar inovação.

Apesar das restrições impostas às mulheres na época de sua juventude, Nayr rompeu barreiras e mostrou a força feminina nos negócios. O marido era um grande idealizador, mas era ela quem conseguia colocar os novos projetos em prática.

Filha de um alfaiate, ainda aprendeu o ofício do pai e chegou a pensar em ser estilista. Este sonho ela não realizou, mas a elegância era uma de suas marca registrada. Ela podia ter trabalhado o dia todo, mas conseguia estar pronta em pouco tempo para ir a qualquer evento ou festa.  

Durante o casamento, ela e o marido ampliaram o hotel da família, abriram a primeira sala de cinema da cidade, montaram um restaurante, uma fábrica de sorvetes e uma casa dançante. 
Mãe dedicada, ela ainda encontrava tempo para ajudar em ações sociais.

Morreu no último dia 2, aos 90 anos, após complicações de uma cirurgia. Deixa três filhos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​​ 


Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.