Descrição de chapéu Obituário Reynaldo Costa (1935 - 2018)

Mortes: Mineiro, criou o brasão e a bandeira de Maringá (PR)

Reynaldo Costa também cuidava do acervo histórico da Cooperativa Agroindustrial da cidade

O mineiro de São Sebastião do Paraíso aos 15 anos se mudou para Maringá. À época, nos anos 1950, a cidadezinha paranaense ainda era distrito de Mandaguari e estava prestes a ser tornar um município oficial.

Reynaldo Costa no arquivo da Cocamar, projeto que manteve até depois de aposentado
Reynaldo Costa no acervo da Cocamar, projeto que manteve até depois de aposentado - Arquivo Pessoal

Reynaldo foi junto com os pais, Alfredo e Dolores, e os 11 irmãos. Logo, o menino começou a trabalhar numa pequena gráfica até assumir de fato a função de gráfico na Cooperativa Agroindustrial da cidade, a Cocamar.

Tempos depois, ele passaria a coordenar o acervo histórico da empresa. Nascia aí a missão que abraçou por mais de 40 anos, inclusive depois de se aposentar --com especial esmero de digitalizar os milhares de arquivos.

Mas Reynaldo se notabilizaria por outro pioneirismo. Estudioso da arte heráldica, relativa à criação de brasões, ele venceu, no início dos anos 1960, um concurso da prefeitura para a criação do brasão e da bandeira de Maringá, cidade que assumiu como sua.

O talento para o desenho, a pintura e as artes gráficas ficaria marcado em outras cidades do Paraná. Saiu da sua prancheta também dezenas de logotipos encomendados por empresas e instituições, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Por décadas, ele foi o responsável por elaborar manualmente as honrarias dadas pela Câmara de Vereadores.

O design gráfico e artista plástico fez parte da história maringaense. Ele morreu no dia 24 de junho, aos 82 anos, vítima de um câncer. Deixou a mulher, três filhas e os netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​​ 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.