Descrição de chapéu Agora

Polícia vai monitorar delegacias da cidade contra furto de armas

Nos locais são guardados armamentos apreendidos em ocorrências

Delegacia de Polícia no Itaim Paulista, em São Paulo
Delegacia de Polícia no Itaim Paulista, em São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress
Alfredo Henrique
São Paulo | Agora

Delegacias da capital paulista serão monitoradas a partir de 1º de agosto, próxima quarta-feira, para garantir a segurança dos distritos policiais. Nos locais são guardadas armas apreendidas em ocorrências.

A informação consta em um informe interno do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), ao qual a reportagem teve acesso.

A Polícia Civil, com base em interceptações telefônicas, suspeita que membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) estariam planejando uma série de ataques a fóruns pelo país, com o objetivo de roubar as armas guardadas pela Justiça, de acordo com reportagem publicada na quinta (26) pela Folha.

No estado de São Paulo, entretanto, armamentos apreendidos não são mais guardados nos fóruns desde junho do ano passado, quando 19.327 armas foram retiradas dos prédios da Justiça e destruídas pelo Exército, segundo o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

O TJ diz que, desde então, os armamentos são guardados em delegacias ou em quartéis da PM. São retirados quando deixam de ser úteis em processos. As armas são então encaminhadas ao Exército brasileiro para destruição, ou doadas às polícias.

Risco de invasão

Por conta do risco de invasão às delegacias, em especial nas que não funcionam 24 horas, o delegado de polícia divisionário Olavo Reino Francisco, do Decap, determinou que o GOE (Grupo de Operações Especiais) irá atuar em “caráter preventivo” para o “aumento da segurança dos distritos policiais da capital, focando especificamente naqueles cujo funcionamento se interrompe no período noturno, aos fins de semana e nos feriados”.

A delegada Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindpesp (sindicado estadual dos delegados), considera “um absurdo” as delegacias ficarem vazias por falta de funcionários, podendo ser alvo de saques. “Delegacia é lugar de criminoso ser indiciado, preso e não de praticar saque, furto qualificado.”

A Secretaria da Segurança Pública, da gestão Márcio França (PSB), não diz quantas das 101 delegacias da capital se encaixam no modelo a ser assegurado pelo GOE. A pasta confirmou que os distritos terão a segurança reforçada.

Policiais ouvidos em condição de anonimato pela reportagem afirmaram que o reforço na segurança das delegacias reflete a precariedade em que a Polícia Civil trabalha atualmente no estado de São Paulo. “A mensagem [do Decap] é para coibir invasão [de distritos policiais]. No fundo, é para prevenir eventuais furtos e roubos, igual aconteceu no ABC”, disse um investigador.

Ele se refere ao furto de armas ocorrido no 8º DP de São Bernardo do Campo (ABC), no feriado de 9 de Julho. Parte do arsenal foi recuperado no último dia 13 pela Polícia Militar.

A Secretaria da Segurança Pública confirmou que o GOE irá realizar a segurança das delegacias da capital “em caráter preventivo”. “Essa ação tem como objetivo o aprimoramento da segurança nas delegacias”, afirmou.

A pasta acrescentou que as armas apreendidas pelas polícias são encaminhadas para perícia e, após o retorno do laudo, o delegado pede à Justiça a destruição do armamento. “Uma vez autorizado, são encaminhadas ao Exército.”O Exército brasileiro afirmou que, no primeiro semestre deste ano, 6.128 armas foram recolhidas para destruição do estado de SP.

Segundo dados da secretaria, foram apreendidas na capital, entre janeiro e junho de 2016, 2.089 armas, 1.881 no ano passado e 1.682 neste ano.

A pasta não se pronunciou sobre a diminuição de apreensões.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.