Descrição de chapéu Agora

Ataques com bola de gude e pedra deixam 34 ônibus depredados em 3 dias em SP

Veículos atingidos são da mesma viação na zona leste; sindicato estima 16 mil afetados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ônibus da empresa Via Sul depredado na região da av. Ragheb Chofic, zona leste de SP
Ônibus da empresa Via Sul depredado na região da av. Ragueb Chohfi, zona leste de SP - Rubens Cavallati/Folhapress
São Paulo | Agora

Trinta e quatro ônibus da rede municipal de transporte foram depredados entre terça (28) e quinta-feira (30) em Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, com bolas de gude e pedras atiradas com estilingues.

Todos os veículos pertencem à mesma empresa, a Via Sul Transportes Urbanos. Ao menos 16 mil passageiros foram prejudicados, segundo estimativa do SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros).

Segundo a polícia, na terça-feira 16 coletivos foram alvo dos ataques no momento em que seguiam para serem recolhidos à garagem, na rua João Cabral de Melo Neto.

Motoristas relataram que bolas de gude foram atiradas contra janelas laterais e para-brisas, quando os ônibus trafegavam pela estrada Iguatemi, por volta das 4h30.

Um dia depois, no mesmo horário e local, mais dez coletivos foram atingidos por bolas de gude e pedras. Na quinta, outros oito veículos foram depredados nas mesmas circunstâncias. Segundo o sindicato das viações, a reposição de um para-brisa quebrado custa cerca de R$ 4.500 e os vidros de janelas laterais, por volta de R$ 1.500. O prejuízo total não foi informado.

Um inquérito foi aberto nesta sexta (31) no 54º DP (Cidade Tiradentes). A polícia vai ouvir funcionários para traçar possíveis motivações para as depredações. Ao todo, foram registrados três boletins de ocorrência sobre os ataques.

Francisco Christovam, presidente do SPUrbanuss, afirmou que cada veículo depredado ficou um dia fora de circulação. “Não é gratuito [o vandalismo]”, disse. A entidade não quis comentar eventuais motivações para os ataques. Devido aos reparos imediatos, os coletivos não foram periciados pela polícia, afirmou o sindicato.

O SPUrbanuss diz que 360 ônibus foram depredados em toda a cidade de São Paulo entre 1º de janeiro e esta sexta. Entre janeiro e agosto do ano passado, ainda de acordo com levantamento do sindicato, foram vandalizados 387.

As regiões com os maiores registros de depredação neste ano são a sudeste e a sudoeste com, respectivamente, 84 e 73 ocorrências.

A Secretaria da Segurança Pública, ligada à gestão Márcio França (PSB), afirmou que o patrulhamento da região onde ocorreram os ataques recentes “foi reforçado” com equipes da PM.Agora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.