Explosão em laboratório da UFRJ deixa três feridos no Rio

Incêndio teria ocorrido durante manipulação de produtos químicos

Rio de Janeiro

Uma explosão em um laboratório da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)  deixou ao menos três feridos na manhã desta quarta-feira (15). ​

Segundo a universidade, ​a explosão ocorreu por volta das 9h45 no laboratório de metalurgia da Coppe, o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina, localizado no principal campus da universidade, na Ilha do Fundão, na zona norte do Rio. 

Três pessoas ficaram feridas após explosão na Coppe/UFRJ
Três pessoas ficaram feridas após explosão na Coppe/UFRJ - Reprodução/GloboNews

Os primeiros atendimentos foram prestados pela brigada de incêndio e emergência da universidade, que acionou o Corpo de Bombeiros em seguida.  

Dois técnicos e uma aluna de doutorado tiveram ferimentos e foram encaminhados para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, que fica no próprio campus da Ilha do Fundão. 

Inicialmente foi veiculado na imprensa que a aluna, identificada como Isabela da Rocha Silva, 28, havia tido ferimentos graves. 

A jovem teve cortes no rosto, pescoço e nas mãos. Os ferimentos nas mãos foram acompanhados de queimaduras provocadas por ácido. 

No início da tarde,  a Coppe esclareceu que a estudante e o técnico Oswaldo Freire, 63, se encontram em estado estável, "sem riscos graves" de morte. Oswaldo chegou a ter um corte profundo no pescoço decorrente da propagação de materiais durante a explosão.

A terceira vítima, o técnico Nelson Aguiar, foi socorrido, medicado e liberado. Ele sofreu um corte na batata da perna. 

Nas redes sociais, alunos afirmam que o acidente ocorreu em laboratório do prédio F durante a manipulação de produtos químicos, como ácido nítrico. Os feridos foram encaminhados para o hospital universitário. 

A reitoria da UFRJ informou, por meio de nota, que o acidente ocorreu durante a realização de um experimento, sem dar maiores detalhes. 

A Coppe informou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas e a UFRJ disse prestar suporte às vítimas.  

CENTRO DE EXCELÊNCIA

A Coppe é um instituto de pesquisa reconhecido pela excelência em seus 13 programas de pós-graduação e pesquisa. O centro mantém, por exemplo, uma parceria com a Petrobras para o desenvolvimento de tecnologias para exploração e produção de petróleo em águas profundas.

Parte dos laboratórios é patrocinada por instituições de fora da UFRJ. Ainda não foi esclarecido que tipo de pesquisa era realizada no momento do acidente. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.