Descrição de chapéu Festa do Peão de Barretos

Ministério do Trabalho interdita montagem da Festa do Peão de Barretos

Fiscais encontraram problemas de segurança e irregularidade na estrutura do evento

Abertura de 2017 da festa do peão de Barretos, no interior de São Paulo
Abertura de 2017 da festa do peão de Barretos, no interior de São Paulo - Joel Silva/Folhapress
Renata Nogueira
São Paulo | UOL

 Ministério do Trabalho interrompeu as atividades de montagem da Festa do Peão de Barretos, no Parque do Peão, em Barretos (SP). Fiscais que atuavam no local desde o último sábado (4) encontraram problemas de segurança e irregularidade na montagem da estrutura do evento, além de trabalhadores sem registro. A tradicional festa está prevista para começar no dia 16 de agosto e terá atrações nacionais e internacionais, como Anitta e Shania Twain.

Um alojamento que abrigava 12 trabalhadores vindos do Ceará foi interditado. Segundo os fiscais do Ministério do Trabalho, foram encontradas rachaduras nas paredes e instalações elétricas improvisadas. Os trabalhadores não tinham sanitários à disposição e nem um local adequado para fazer refeições.

Foram interditados também os andaimes, sem os requisitos mínimos de segurança, como guarda-corpo, rodapé, forração completa e escadas; carpintaria e serralheria, com risco de explosão, devido à utilização de inflamáveis em área com instalações elétricas improvisadas; e as tendas de lona, montadas a 10 metros do solo sem procedimentos adequados para o trabalho em altura.

Para trabalhar na montagem de tais estruturas móveis, os profissionais deveriam seguir condições de segurança e possuírem registro na área de construção civil.

"Tais atividades só poderão ser retomadas após uma inspeção em que se verifique que as adequações que determinamos foram adotadas”, disse o auditor fiscal Magno Riga, que coordenou a ação na área.

"O empregador foi notificado e já iniciou o procedimento de regularização dos vínculos empregatícios e remanejamento dos trabalhadores alojados irregularmente", afirmou Riga. Segundo ele, além da interdição, serão lavrados autos de Infração por descumprimento da legislação trabalhista.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a associação Os Independentes, que organiza a Festa do Peão de Barretos, explicou que as empresas envolvidas na montagem do evento são terceirizadas e que as mesmas foram notificadas pelo Ministério do Trabalho.

A organização ainda disse ter exigido das empresas terceirizadas "imediatas providências para adequação dos apontamentos feitos pelo MT". As empresas já apresentaram a documentação que comprova as adequações e foi feito um pedido de desinterdição das obras.

A Festa do Peão de Barretos acontece entre 16 e 26 de agosto com ingressos entre R$ 15 e R$ 1.850 dependendo do dia e do local dentro da arena de eventos.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.