Descrição de chapéu Obituário Bernard Dominique Otondo (1937 - 2018)

Mortes: Aventureiro, desbravou o mundo e agregou pessoas

Francês viajou de carro por vários países e reuniu família pela genealogia

Ricardo Hiar
São Paulo

Nascido na França, Bernard Dominique Otondo fez de sua vida uma aventura. Na infância, as ruelas de sua cidade natal, Bordeaux, eram seu campo para descobertas. Da época de conflitos, ele nunca esqueceu do porão, dos bombardeios e até das filas para pegar leite com cupons de racionamento.

Seu pai morreu jovem, a mãe precisou trabalhar e o garoto ficou sob os cuidados dos avós. Ingressou na Marinha anos mais tarde. Ao deixar o serviço militar e voltar para a França, resolveu ganhar o mundo. Seguiu para a África, numa curta estadia.

Certa vez, inventando o mundo numa conversa de botequim, decidiu viajar com um amigo para as Américas. De navio, chegaram a Buenos Aires, onde ganharam novas amizades. Com um deles o francês partiu para o Uruguai e depois para o Brasil.

Já em São Paulo conseguiu um emprego e conheceu a argentina Teresa, com quem se casou em 1967. 
Bernard fez carreira em multinacionais e chegou a atuar com diretor-geral no Brasil da Arcelor, do ramo do aço.

Ele nunca perdeu a vontade de desbravar o mundo. Viajou por muitos países num veleiro e depois de carro. Gostava muito de pegar a estrada. 

A última aventura, ao lado da mulher, aconteceu em 2017, quando rodaram 17 mil quilômetros até o Equador para comemorar meio século de união e seus 80 anos.

Bernard tinha um espírito agregador, gostava de reunir as pessoas. Dedicou muito tempo de sua vida em pesquisas genealógicas: queria saber o paradeiro da família Otondo. Com empenho, não só descobriu o paradeiro de muitos como promoveu encontros com mais de 200 parentes localizados pelo mundo todo. 

Morreu no último domingo, 12 de agosto, depois de lutar com discrição e coragem contra um longo histórico de câncer. Deixa a mulher, três filhas e seis netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.