Descrição de chapéu Obituário Marina Mesquita (1961 - 2018)

Mortes: Doce e humorada, contagiava com a sua paixão pelo teatro

Atriz, bailarina e curadora foi integrante de montagens célebres da dramaturgia

A atriz e bailarina Marina Mesquita
A atriz e bailarina Marina Mesquita (1961-2018) - Arquivo Pessoal
São Paulo

Marina Mesquita falava baixo, gesticulava de forma doce, movia-se como uma borboleta. Tudo o que fazia era como uma dança, lembram os amigos da atriz, bailarina, acrobata e curadora.

Até mesmo seu enterro foi carregado de leveza. A pedido dela própria, todos vestiram roupas claras na cerimônia na tarde de terça (14) no Cemitério da Paz, em São Paulo, num cortejo embalado por sons de violino e violoncelo. 

Amante de montaria e prima da também atriz Lígia Cortez, Marina foi integrante do Teatro do Ornitorrinco, participando de montagens célebres como "Ubu, Folias Physicas, Pataphisicas e Musicaes" (1985), baseada na dramaturgia do francês Alfred Jarry.

Ali, interpretava ao lado de Christiane Tricerri uma das ubuzetes da peça —referência, entre outras, às chacretes.

Em 2006, iniciou com o ator Clovys Torres o projeto Letras em Cena, uma programação de leituras encenadas que acontecia no auditório do Masp, às segundas-feiras.

O projeto durou uma década, com uma média de 40 leituras por ano, muitas de casa cheia. Ao todo, teve participações de mais de 3.000 atores. 

Apesar do sucesso do programa de leituras encenadas, a dupla o encerrou há dois anos porque achava que era hora de reavaliá-lo. Recentemente, contudo, conversava em retomar o trabalho.

"Nesses dez anos, só tivemos patrocínio em três, mas continuamos fazendo mesmo na adversidade. A Marina tinha uma paixão tão grande que foi contagiando a classe [artística]", comenta Torres, que lembra dela como uma pessoa leve, doce e de um humor irônico. "É como ela própria dizia: mesmo quando a gente erra, a gente acerta."

Marina morreu na madrugada de segunda (13), aos 56, por complicações cardíacas, deixando os dois filhos, Lygia Cardoso e André Momesso.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.