Descrição de chapéu Obituário Lahiry Romero (1927 - 2018)

Mortes: Medalhista, atleta aprendeu a nadar na terceira idade

Gaúcha começou no esporte aos 72 anos e manteve treinos até os 90

Lahiry Romero aprendeu a nadar aos 72 anos e conquistou vários títulos em competições
Lahiry Romero aprendeu a nadar aos 72 anos e conquistou vários títulos em competições - Arquivo Pessoal
Ricardo Hiar
São Paulo

Quando os filhos ainda eram pequenos, Lahiry Romero matriculou os quatro em um curso de natação. Apesar de dizer que aprender a atividade era questão de sobrevivência para as crianças, ela própria não sabia nadar.

Nascida em Soledade, no interior do RS, cresceu no campo, não estudou muito, mas sempre demonstrou muita determinação. Aos 18, foi morar em Porto Alegre para fazer um curso de corte e costura, e em pouco tempo se tornou professora do ofício.

Na capital gaúcha conheceu Velocino Romero, com quem se casou e conviveu por 55 anos. A família se mudou para o Rio de Janeiro há 45 anos, e em 2012 ela ficou viúva.

Por incentivo da filha Elaine, professora de educação física, aceitou o desafio de aprender a nadar aos 72 anos. Foi um momento libertador. Gostou tanto da prática que começou a competir na categoria master, para atletas mais velhos.

Com a perda do marido, encontrou na natação forças para seguir em frente. Viajou a vários estados do Brasil e países da América Latina representando sua equipe. Durante a trajetória, conquistou mais de 20 troféus e 220 medalhas.

Bateu um recorde com a terceira melhor marca no ranking de sua categoria, resultado ainda não superado. Chegou a nadar em revezamento com a campeã mundial Maria Lenk.

Competiu até os 89 anos, mas não parou de treinar até os 90. Dizia que a idade era apenas um número e se sentia bem mais jovem. 

Morreu no dia 15 de agosto, aos 91 anos, por complicações de uma pneumonia. Deixa quatro filhos, seis netos e um bisneto. Sua missa de sétimo dia será nesta quinta (23) às 17h, na igreja que ela frequentava, a Igreja Bom Pastor, na Barra da Tijuca (RJ).


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.