Descrição de chapéu Obituário José Ribeiro da Silva (1934 - 2018)

Mortes: Mestre Duduta, senhor do choro paraibano e luthier de renome

Criou encontro semanal de música em Campina Grande que ocorre desde 1955

Paulo Gomes
São Paulo

​​

Quem é de Campina Grande (PB) sabe: domingo tem roda de choro na casa de Duduta. O evento ocorre desde 1955, com as portas abertas. Quem chegar, se souber, pode tocar. Quem não sabe, entra na cantoria.

A fama de bom músico deu a Duduta um emprego na rádio Borborema na década de 60. Era o responsável pela banda de apoio aos artistas que tocavam no ar, por vezes consagrados e de outros estados.

 

Nas rodas, quem tinha o privilégio de pegar um instrumento emprestado reconhecia a qualidade ímpar —é que era ele quem confeccionava os cavaquinhos e bandolins.

Desde que assumiu o ofício de luthier, passou a gravar a letra Z em cada peça. Era Z1, Z2, e por aí vai. Paulinho da Viola, por exemplo, é dono do cavaquinho Z10. A letra era uma homenagem à esposa, Zilda. Chegou a mudar, gravando um D, que ela dizia ser de “doido”. Logo voltou ao Z.

O talento manual veio da época de mecânico. De família pobre e numerosa vinda de Bananeiras para Campina Grande, começou a trabalhar ainda menino e foi se aperfeiçoando. Fez tantos cursos para se especializar em motores de Mercedes e da Chevrolet que era considerado “doutor em motor”.

Em vida, recebeu toda a sorte de homenagens, de selo comemorativo ao título de Mestre das Artes da Paraíba, que agregou ao nome artístico.

Morreu no dia 25, aos 84, após um infarto. Deixa a mulher com quem esteve por 64 anos, os filhos Waguinho, Walter, Valmir, Eliane, Ednilsa e Esther, 12 netos e três bisnetos.
 


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.