Descrição de chapéu Obituário JOSÉ BÉTTIO (1926 - 2018)

Mortes: Sanfoneiro e radialista, eternizou seus bordões

Zé Béttio foi um dos maiores nomes do rádio brasileiro nos anos 1970 e 1980

Thaiza Pauluze
São Paulo

"Manhê, manhê! O maridão não quer acordar? Joga água nele. Quem é? É o Zé Béttio!", dizia toda manhã, das 5h às 7h, o sanfoneiro que se tornou radialista, conhecido em São Paulo na rádio Cometa e dono de uma das maiores audiências das décadas de 1970 e 1980, na rádio Record.

O radialista e sanfoneiro Zé Béttio
O radialista e sanfoneiro Zé Béttio - Arquivo Pessoal

Nascido em Promissão, no interior paulista, tornou-se locutor por acaso. Iniciou a carreira artística como sanfoneiro e participou dos grupos Sertanejos Alegres e Zé Bettio e Seu Conjunto. Mas, ao assumir o microfone da rádio Difusora de Guarulhos para ler um anúncio, agradou com seu jeito simples e coloquial e acabou sendo contratado.

Tornou-se dono de outra frase famosa: "Gordo, ô gordo!" E também lançou nomes importantes da música sertaneja como Milionário e José Rico. Fazia do Cine Coliseu sua casa de shows com o Bailão do Zé Béttio, que todo final de semana recebia artistas e lotava. Se dizia ele mesmo o sanfoneiro mais premiado do Brasil.

Também era amante da natureza. Gravava com o próprio gravador sapos e grilos cantando quando estava em uma de suas fazendas, em Rinópolis (SP). Depois, colocava para tocar o som dos bichos em seu programa matinal. E mandava mel fresco, recém-feito, para os amigos. Sempre com o conselho: "Toma mel com limão que é bom pra saúde".

Dificilmente aparecia na televisão, só alguns discos bem antigos que guardavam fotos suas ainda novo. Era para criar um mistério, diz o amigo e também sanfoneiro Fiovarante. 

Zé Béttio ia lançar um livro sobre sua história, mas não chegou a escrevê-lo. Morreu enquanto dormia na madrugada desta segunda (27), em sua casa no bairro do Horto Florestal, na zona norte da capital paulista, aos 92 anos. Deixa um filho, José Homero, e a esposa Leonilda.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.