Corpo de idoso é achado após incêndio em casarões em Salvador

Bombeiros acharam corpo sob escombros de casarão incendiado

João Pedro Pitombo
Salvador

O corpo de José Hunaldo Moura de Carvalho, 85, foi encontrado por equipes do Corpo de Bombeiros sob escombros de casarões que pegaram fogo na noite de segunda-feira (5), em Salvador.

Ele era dono de uma serraria que funcionava em um dos dois casarões incendiados na região da Baixa dos Sapateiros, Centro Antigo de Salvador.

O fogo ocorreu 24 horas depois de um incêndio destruir o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio. O incêndio começou por volta das 21h40 de segunda. As chamas, que podiam ser vistas a distância, foram contidas por volta da 0h.

Fogo destrói casarão em Salvador
Fogo destrói casarão em Salvador - Alberto Maraux/Divulgação SSP-BA

O Corpo de Bombeiros, que tem uma unidade na mesma rua onde aconteceu o incêndio, atuou com cinco equipes com 40 homens para combater o fogo.

Os imóveis atingidos pelo fogo não eram tombados, mas ficam no Centro Antigo de Salvador, área considerada estratégica do ponto de vista do patrimônio histórico. A maioria dos imóveis da Baixa dos Sapateiros é da segunda metade século 19.

Nesta terça (6), os bombeiros realizaram o trabalho de rescaldo da estrutura dos casarões. A Defesa Civil de Salvador vai realizar uma perícia para verificar se a estrutura dos imóveis foi comprometida.

Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil da Bahia para investigar as causas do incêndio.

REVITALIZAÇÃO DE CASARÕES

No ano passado, a Câmara Municipal de Salvador aprovou um pacote de incentivos fiscais para requalificação de imóveis abandonados ou subutilizados no centro da cidade.

De um lado, o projeto daria descontos em tributos para quem reformar, manter e dar uso a imóveis da região. Do outro, previa que quem não fizer o devido restauro pagará IPTU mais caro e pode até ser alvo de um processo administrativo para arrecadação do imóvel —uma espécie de “estatização” sem contrapartida financeira.

Além do centro histórico, área tombada pela Unesco em 1984 que inclui o Pelourinho, o projeto da prefeitura soteropolitana contempla outros dez bairros da região central da cidade, incluindo Comércio, Lapinha e Nazaré.

Ao contrário do projeto de revitalização do centro histórico realizado nos anos 1990, a nova iniciativa não previa aquisição nem investimento direto do poder público na recuperação dos casarões.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.